Maranhão tem o maior crescimento do mercado varejista no país, segundo pesquisa do IBGE

O Estado tem destaque no crescimento do comércio varejista e Imperatriz cresce no cenário do empreendedorismo

O setor de comércio varejista desenvolvido no Maranhão registrou um crescimento de 13,3% no período acumulado de janeiro a outubro, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho, coloca o estado em posição de destaque, sendo o líder entre os 26 estados e o Distrito Federal. Ao comparar os resultados com o mesmo intervalo de 2022, os números se destacam com um crescimento expressivo de 19,5%.

A pesquisa revela ainda, um  aumento de 3,1% de vendas do comércio varejista no Maranhão, indicando o melhor resultado do país, em outubro em comparação com o mês anterior. Destaca-se também, a comparação com o mesmo período do ano anterior, mostrando uma alta de 10,1%, o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas do Tocantins (12,6%).

Imperatriz ocupa o segundo lugar no ranking estadual de Microempreendedores Individuais, segundo o Portal do Empreendedor do Governo Federal. A formalização dos empreendedores individuais na cidade, tem seu início em 2010 e desde então o município vem, anualmente, obtendo um grande número de formalizações. Reflexo da força empreendedora da cidade que vem crescendo gradativamente.

Ao todo são 16.469 formalização de MEI, desde 2017 até maio de 2023. Um crescimento significativo de 64,37% das formalizações dos MEI no município, uma média de 1.626 empresas por ano, o que representa uma variação positiva de 44,02%.

Saiba mais no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Esses números refletem o atual cenário econômico do Maranhão, impulsionado por políticas de incentivo fiscal, pagamento em dia do funcionalismo público e implementação de políticas públicas para geração de emprego e renda e  promoção do empreendedorismo

Diante desse contexto promissor, emerge uma oportunidade empolgante para aqueles que têm espírito empreendedor.  Cada novo empreendimento é uma peça crucial na construção de um futuro mais robusto e dinâmico para o estado.

O empreendedorismo é a força propulsora que impulsiona a criação de oportunidades, desafia limites e transforma desafios em triunfos.

Assessoria ACII