Fique atento: prazo da declaração do Imposto de Renda 2021 encerra dia 31

Quem não declarar na data, pagará multa sobre o imposto devido ao mês

Você já declarou o seu Imposto de Renda 2021? Se ainda não, fique de olho: o prazo encerra na próxima segunda-feira (31). Quem não declarar na data, pagará multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% desse imposto. O prazo anterior era dia 30 de abril, mas devido à pandemia do coronavírus ele foi prorrogado para final deste mês.

A obrigatoriedade de declaração é para quem recebeu mais de R$ 28.559,70 de renda tributável em 2020. Isso inclui salários, aposentadoria ou aluguéis, por exemplo. Também é obrigado a declarar indenização trabalhista, saque do FGTS ou rendimento de poupança acima de R$ 40 mil em rendimentos isentos.

O contador, administrador e consultor, Eduardo Costa, explica ainda que uma novidade este ano é com relação a quem recebeu auxílio do governo. “Se você recebeu ajuda do governo junto com outros rendimentos tributáveis superior a R$ 22.847,76, é obrigatório a declarar e ainda a devolver o auxílio, então tem que tomar cuidado quanto a este aspecto”, pontua.

Dados da Receita Federal apontam que até o momento já foram recebidas mais de 21 milhões de declarações. Deste total, 94% foram no programa IRPF, 05% por celulares e tablets e 01% on-line.
Inteligência artificial – Neste prazo final de declaração, a Receita Federal criou mais um canal para orientar o preenchimento e envio do IRPF: um assistente virtual que está disponível nas versões do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ para celulares e tablets.

Se já tiver o aplicativo instalado, basta atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar sua dúvida. O assistente vai tirar dúvidas e orientar o caminho correto para declaração
Restituição – Quem declara tem restituição do imposto de renda. Para saber se a sua já foi liberada, a consulta deve ser feita pelo site da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146. Veja o calendário de pagamento das restituições do IR 2021.

1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho