Contabilidade colabora na tomada de decisão das empresas e vive momento de inovação

Nesse domingo (25), é comemorado o Dia da Contabilidade. Mas, afinal, você sabe o que é a contabilidade? Sabe qual serviço ela presta e a sua importância para as empresas? A contabilidade é o departamento responsável pelos registros dos documentos fiscais e apuração dos tributos, registros de transações econômicas e financeiras de uma empresa ou organização social. Com o objetivo de gerar relatórios que demonstrem a situação patrimonial. Esses relatórios gerados pelo contador ajudam o empresário a tomar decisões sobre seu negócio, como, por exemplo, possíveis investimentos avaliados a partir dos dados gerados pelo contador.

Como explica a contadora e sócia proprietária da S&M Contabilidade, Daguimar Marques: “Além de toda empresa ser obrigada a ter contador técnico responsável pelo cumprimento das obrigações acessórias, o contador também é responsável por gerar informações gerenciais de suma importância para tomada decisão nos negócios em geral, sendo uma delas a escolha da melhor opção tributária”.

Ela ainda sugere que os empresários conversem com outros e troquem experiências, no momento de escolher o responsável pela sua contabilidade. “É importante verificar as experiências por meio de consultas com clientes daquele escritório. Além de conversar com o contador para tirar suas próprias conclusões”, orienta Daguimar Marques.

A inovação da Contabilidade Digital – A inserção da tecnologia na rotina já é uma realidade em diversos segmentos de trabalho, e não seria diferente na contabilidade. Visando otimizar o serviço contábil por meio do acesso à internet e sistemas on-line, a Contabilidade Digital surge como um desafio inovador para a área, por ser um processo de adaptação tanto para o contador, como para os empresários. Para o gestor da Máximus Contabilidade, Samuel Melo, a área passa por um processo de mudança em trocar o papel pelas plataformas digitais. “O novo sempre é desafiador. Tornar a contabilidade digital é um trabalho em conjunto do empresário e do contador, e isso demanda todo um processo até a concretização. Muitos clientes preferem daquela forma de pegar mesmo no papel. De toda forma, estamos firmes nessa mudança, e cada dia mais perto de deixar tudo de forma digital”, explica.

Samuel Melo também comemora a transformação e o respeito que os profissionais de contabilidade têm conquistado: “Nessa data temos muito que comemorar, estamos sendo mais valorizados, cada dia mais temos mudado a figura de um mero auxiliar do fisco para alguém que de fato ajuda o empresário na tomada de decisões”. (Por Lorena Lacerda)