Reunindo atores importantes no debate sobre a implementação de estratégias educacionais, iniciativa visa fortalecer o direito à educação de qualidade

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, por meio de sua Estratégia de Educação, e em parceria com o Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais (ADERA), promoveu o 2º Encontro Formativo, realizado nos dias 26 e 27 de agosto, em Imperatriz, na Universidade Aberta do Brasil (UAB). O encontro reuniu secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, além de equipes técnicas das redes municipais e estaduais que compõem o ADERA para dar continuidade às discussões sobre os avanços e desafios na implementação das estratégias educacionais focadas nos anos finais do ensino fundamental.
Os principais objetivos do encontro foram o alinhamento dos planos e ações com foco nas trajetórias regulares de sucesso escolar para os anos finais do ensino fundamental; o fortalecimento do compromisso do Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) com a permanência e o aprendizado dos estudantes. Um dos destaques desse evento foi a presença do representante da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão, o professor Luis Eduardo de Oliveira Pontes, Articulador Pedagógico Regional do Pacto pela Aprendizagem (Recomposição – Matemática) e focal do Programa Escola das Adolescências, consolidando a parceria entre Suzano, Município e Estado.
A programação do encontro ainda abordou os planos de ação das Secretarias Municipais de Educação e escolas, o processo de implementação da política Escola das Adolescências e o trabalho de campo na Escola Aldalberto Franklin envolvendo a temática. Também foram discutidas a atualização do planejamento estratégico e da governança 2025, além da revisão colaborativa e intersetorial dos planos municipais de educação e definição dos próximos passos.

Sobre o 2º Encontro Formativo do ADERA, o coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Diego Carrara, reforça que uma das metas de longo prazo da empresa é impulsionar a educação. “Ao reunir gestores, educadores e comunidades, damos passos concretos para garantir que cada estudante tenha uma trajetória de sucesso escolar. Esse movimento coletivo é fundamental para transformar a realidade educacional dos municípios, construindo caminhos que assegurem o direito à educação de qualidade para todos”, relatou.
No maranhão, até o momento, 10 municípios participam dessa parceria com a Suzano e estão comprometidos com a iniciativa, sendo eles Imperatriz, Bom Jesus das Selvas, São Pedro da Água Branca, Estreito, Buriticupu, Açailândia, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Francisco do Brejão e Itinga do Maranhão. Eles integram o Arranjo de Desenvolvimento Social (ADE), e que juntos, com outros municípios da região, constroem soluções para a melhoria educacional nos territórios.
As metas estabelecidas para 2025 incluem assegurar que 15.297 estudantes de 8º e 9º anos permaneçam na escola e aprendam o que é esperado. Essa articulação amplia os esforços conjuntos para garantir a qualidade na transição dos estudantes dos anos finais para o Ensino Médio, contribuindo para a conclusão da trajetória escolar de milhares de jovens.
Estratégia Suzano de Educação
Desde 2020, a Suzano investe na melhoria da qualidade do ensino público por meio de iniciativas para qualificar as práticas de gestão, apoiar a implementação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) e garantir a colaboração intermunicipal e intersetorial para a construção de respostas aos desafios de aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br