Companhia alcançou redução de 61% no número de incêndios em suas áreas, aliando atuação preventiva ao investimento em ferramentas tecnológicas

Com um trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, alcançou uma redução histórica de 61% no número de incêndios em suas áreas de plantio em 2024, em comparação ao ano anterior. O dado reforça o trabalho preventivo, mesmo diante de condições climáticas extremas, que envolvem altas temperaturas e estiagem prolongada.
O resultado, que contrasta com o cenário nacional de aumento de 46,5% nos focos de incêndio, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é destaque no Relatório Anual de Sustentabilidade 2024, recém-divulgado pela empresa e disponível em www.suzano.com.br/relatorio2024.
“A eficácia das nossas ações preventivas, incluindo investimentos em tecnologia de ponta e treinamento das equipes, e nossa agilidade em responder às emergências, conseguimos alcançar uma redução histórica em meio a uma das piores ondas de incêndios florestais do Brasil. Com isso, fortalecemos nosso compromisso de renovar a vida a partir da árvore, conservar a biodiversidade e melhorar a qualidade de vida das comunidades ao nosso redor”, comenta Luiz Ribeiro Bueno, Gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Suzano.
A Suzano intensificou o uso de tecnologia para minimizar o impacto das queimadas em suas áreas de plantio e preservações. Com ferramentas avançadas de modelagem matemática e dados de satélites para previsão de riscos e equipamentos de monitoramento de última geração, a empresa conseguiu ampliar a assertividade e agilidade nas identificações dos focos de incêndio e reduzir significativamente o tempo de resposta às ocorrências.
Para a redução do número de queimadas registradas nas áreas florestais da empresa no último ano, foi reduzido o tempo médio de resposta para 30 minutos, inclusive, no período noturno.
Ainda em 2024, a empresa ampliou a infraestrutura de monitoramento das áreas florestais em tempo real, com a instalação de novas torres de monitoramento com câmeras de alta resolução dotadas de Inteligência Artificial para identificação automática de incêndios. Das 161 torres de monitoramento de incêndios florestais espalhadas por suas áreas florestais no Brasil, 42 delas estão no Pará, Maranhão e Tocantins.
Para proporcionar vigilância contínua, as torres operam com energia solar com raio de alcance de até 15 km. Com cobertura de 94% das áreas e tour automático de 360°, elas transmitem imagens 24h por dia à Central de Monitoramento da companhia. Para evitar que focos de fogos se transformem em um incêndio de grandes proporções, assim que é detectado um foco, a Brigada da Suzano mais próxima é acionada para que o controle seja realizado.
Para a identificação de forma preventiva de focos de incêndios florestais, já estão em teste diversas outras tecnologias para implementação, dentre elas, o drone de longo alcance que possibilita uma detecção rápida, precisa e sensor térmico para um rescaldo eficiente, tudo isso contribui para uma resposta mais eficaz. Na tomada de decisões estratégicas e no planejamento das operações de combate ao fogo, os drones são ótimos auxiliadores.
Para o monitoramento em tempo real, esse tipo de drone é equipado com câmera térmica, possui autonomia e longa duração de voo de até 60 km. Outro investimento de tecnologia em tempo real foi a modernização de parte da frota com internet satelital veicular que além da conectividade constante, otimiza a comunicação e a coordenação das equipes de campo, especialmente em áreas remotas, durante o combate a incêndios.
Engajamento comunitário e educação ambiental
A atuação preventiva da Suzano também envolve as comunidades vizinhas por meio do programa “Guardiões da Floresta”, que promove a educação ambiental em escolas rurais e ações de conscientização em localidades próximas às áreas florestais da empresa.
Em 2024, o projeto impactou cerca de 28 mil pessoas e alcançou 15 escolas, com a participação de aproximadamente 1.100 alunos(as), além de mais de 13 mil interações com moradores(as) das comunidades vizinhas. A iniciativa fortalece a proteção coletiva e incentiva práticas sustentáveis.
O programa conta com um canal gratuito pelo número (0800 203 0000), disponível para chamadas e mensagens via WhatsApp, recebendo denúncias de focos de incêndios florestais e outras ocorrências ambientais.
Compromisso com o meio ambiente
A preservação ambiental é um compromisso da Suzano, especialmente diante do cenário global de mudanças climáticas, que tem intensificado as ocorrências de queimadas. Por isso, além de suas áreas de plantio, a companhia também atua ajudando a combater incêndios, com equipes e maquinários necessários, em áreas vizinhas e reservas florestais próximas.
O conjunto de ações preventivas, tecnológicas e o apoio das comunidades evidencia que a proteção das florestas é um dever de todos e que com planejamento, inovação e cooperação é possível diminuir os impactos dos incêndios e proteger nossas pessoas, florestas e a biodiversidade.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br