“Fecoimp 2025 espera receber mais de 35 mil visitantes e celebra as pessoas como peça-chave dos negócios”, diz Sandro Mota, coordenador da feira

Nesta entrevista, o coordenador geral do evento, Sandro Mota, conta um pouco sobre a programação, novas atrações e o funcionamento da feira que começa na quarta-feira (17)

Com a missão de colocar as pessoas no centro de todos os negócios, a Feira do Comércio, Indústria e Serviços de Imperatriz (Fecoimp) chega à sua 23ª edição esta semana, entre os dias 17 e 20 de setembro. Sob a coordenação de Sandro Mota, o evento espera atrair um público de mais de  35 mil visitantes para o Centro de Convenções. Com a temática “O Negócio é Gente”, a feira ampliou o número de estandes, criou um novo espaço para capacitação e mantém a entrada gratuita, priorizando o credenciamento online para agilizar o acesso. Em entrevista, Sandro detalha os preparativos finais, a importância crucial dos patrocinadores e reforça que os negócios serão uma prioridade.

Vamos começar falando sobre a nova temática da feira “O Negócio é Gente”, o que significa a proposta deste ano?

Sandro Mota – Significa colocar as pessoas no centro de tudo. Já falamos muito de tecnologia, conexão e negócios, mas temos a convicção de que quem faz tudo isso acontecer são as pessoas. O tema é um tributo a quem tenta, movimenta, sonha, constrói e produz, independentemente de ser um operário ou o CEO de uma grande empresa. É sobre prestigiar e mostrar que toda a transformação proporcionada pela feira ao longo de 22 edições é feita por gente e o mesmo ocorre nesta edição que começa quarta-feira (17)

Como as pessoas vão se reconhecer na programação?

Sandro – De várias formas. Esperamos cerca de 35 mil visitantes este ano. A feira em si já é dinâmica e inova a cada edição pelos diferentes expositores. Não abrimos mão de pilares que falam diretamente sobre pessoas, como: o festival gastronômico, a mostra cultural, o balcão de negócios (que facilita a entrada de pequenos empreendedores), o hub de conhecimento, o espaço do artesanato e o Armazém do Empreendedor, trazido pelo governo do Estado. Todo esse ecossistema representa as pessoas do comércio, indústria e serviço.

Como foram as comercializações de estandes este ano?

Sandro – A feira está toda comercializada há algumas semanas, com todos os negociados. Tivemos um avanço significativo no ritmo de venda porque começamos a negociar para a edição de 2025 ainda em 2024, o que alavancou o processo. Essa estratégia será mantida para as próximas edições. A credibilidade da feira junto ao empresariado local é muito alta. E, neste sentido, a feira de 2026 já será lançada agora, durante a edição de 2025.

Na edição deste ano, houve uma crescente de espaços, ou temos os mesmos números de estandes?

Sandro – Sim, houve um crescimento significativo. Convertemos alguns espaços externos, na praça de alimentação e no espaço do turismo, que antes eram usados para outras situações, em área de exposição, resultando em cerca de 20 estandes a mais. No total, este ano, teremos em torno de 300 espaços utilizados por cerca de 200 expositores. 

Pode falar sobre a proposta do Hub do Conhecimento?

Sandro – O Hub de Conhecimento é um espaço novo e moderno dentro do pavilhão, fechado, refrigerado e com toda a estrutura de som e imagem. Nele, os expositores puderam agendar um horário de 45 minutos para fazer uma apresentação, um pitch ou uma palestra sobre um tema de seu interesse, como mudanças tributárias, por exemplo, entre outros temas muito ricos. É uma forma de levar conhecimento, divulgar as marcas e se conectar com seu público. Todos os 20 horários disponíveis (5 por noite, nos 4 dias) já foram reservados, mostrando que a iniciativa foi um sucesso. É um projeto piloto que avaliamos em ampliar no futuro. Lembramos que para participar é gratuito, tanto da feira, quanto das ações do hub do conhecimento, mas, mediante disponibilidade de vagas, que são limitadas nas agendas do Hub.

Como será o ingresso ou entrada da feira este ano?

Sandro – A entrada continua sendo totalmente gratuita. Para evitar filas, especialmente nos dias mais movimentados (como sexta e sábado), recomendamos que todos façam seu credenciamento prévio no site da Fecoimp (www.fecoimp.com.br). Com o credenciamento antecipado, o visitante chega e entra direto, de forma rápida e prática.

Há muitos patrocinadores tradicionais que estão há bastante tempo como parceiros e sempre voltam a participar? O que significam essas parcerias?

Sandro – Os patrocinadores são fundamentais para a viabilidade da feira. A Fecoimp é um evento sem fins lucrativos e a venda de estandes sozinha não cobre toda a estrutura. Temos a satisfação de contar com empresas públicas e privadas que são parceiros históricos e acreditam no projeto da Associação Comercial e na seriedade da feira. Sem esse apoio, a Fecoimp não existiria. Suas marcas estão vinculadas a um evento de credibilidade que movimenta a região. Neste ano, por exemplo, o evento tem como patrocinadores já confirmados o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) e da Secretaria de Turismo (Setur), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Suzano, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Credishop, VLI, Equatorial Energia, Banco da Amazônia e Governo Federal. O evento tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Maranhão), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Prefeitura Municipal de Imperatriz.

Como será a questão da segurança na feira? Alguma parceria relativa à segurança no local?

Sandro – Temos uma empresa de segurança privada contratada que atua antes, durante e depois da feira. Além disso, mantemos uma parceria muito próxima com os órgãos públicos: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e forças especiais. Haverá um esquema ostensivo com viaturas e equipes num raio de 5 a 6 quarteirões ao redor do Centro de Convenções. Na edição passada, esse esquema integrado foi um sucesso, sem registros de incidentes, garantindo tranquilidade para todos, e vamos repetir isso este ano.

E como será a praça de alimentação na feira?

Sandro – A praça de alimentação funciona em um espaço externo, com horário estendido até as 2h da manhã. Lá, os visitantes encontrarão uma grande variedade de opções: churrascos, sanduíches, salgados, doces, bolos e comidas típicas regionais. É um ambiente que se tornou uma atração à parte, com música regional, apresentações culturais e um clima agradável para networking. Teremos ao menos 15 fornecedores de diferentes segmentos para contemplar os visitantes.

O que representa o Festival Gastronômico?

Sandro – O festival é uma forma de prestigiar e valorizar os empreendedores da gastronomia local e regional. É um momento de celebrar a cultura por meio da comida, premiando os melhores pratos nas categorias doce, salgado e regional. Nesta edição, tivemos o período de inscrições dos concorrentes e agora estão abertas as votações do público para eleger os melhores pratos. Interessados podem participar gratuitamente votando pelo www.fecoimp.com.br/festival-gastronomico/ e, durante a feira, serão revelados os campeões que recebem premiação em dinheiro e troféus.

E quanto aos visitantes e expositores, o que vocês esperam?

Sandro – A Fecoimp é a maior feira multissetorial (comércio, indústria e serviço) do Norte e Nordeste, já consolidada no calendário nacional. É uma feira com credibilidade, fruto da força da Associação Comercial e de suas 23 edições. Para expositores, vale muito a pena trazer sua marca, seja ela pequena, média ou grande. Temos cases de empresas que começaram pequenas na feira e hoje são grandes grupos. Para os patrocinadores, sabemos que o evento é uma oportunidade de se conectar com todo o ecossistema de negócios regional em um ambiente sério e de resultados. E, quanto aos visitantes, que sempre comparecem em peso, convidamos todos que participem de 17 a 20 de setembro e venham fazer parte desse grande evento. Mas, lembrem-se de já fazer seu credenciamento gratuito para receber o ingresso por meio do site fecoimp.com.br. Teremos mais um grande evento somando toda essa gente, afinal, o negócio é gente!

Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz – ACII
Assessoria de Comunicação da Fecoimp
(99) 99109.4522 | 99109-4486
[email protected]

Leia também