Companhia tem atuado no engajamento de colaboradores(as), prestadores(as) de serviço e comunidade incentivando práticas sustentáveis

No dia 26 de janeiro é celebrado o Dia Mundial da Educação Ambiental, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância das práticas sustentáveis e promover a conscientização sobre a proteção do meio ambiente por meio da educação. Alinhada a esse propósito, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, promove ações voltadas à sustentabilidade e reforça práticas que despertam o senso de responsabilidade e o compromisso ambiental com as gerações futuras.
Dentro do cronograma de ações socioeducativas, a companhia tem investido em iniciativas que evidenciam seu engajamento com a renovação da vida e a preservação do meio ambiente por meio da educação. Um exemplo disso é o projeto Guardiões da Floresta, criado em 2023, com a missão de compartilhar conhecimento, promover orientação educacional e incentivar práticas sustentáveis por meio de palestras e dinâmicas em escolas públicas.
Guardiões da Floresta
O projeto Guardiões da Floresta, promovido pela Suzano, conta com a participação ativa das comunidades vizinhas às áreas florestais da companhia. As escolas selecionadas para as ações de conscientização ambiental estão localizadas em regiões com altos índices de ocorrências relacionadas a crimes ambientais, como desmatamento ilegal, queimadas e degradação de florestas nativas.
Por meio de uma abordagem preventiva e educativa, os(as) alunos(as) têm a oportunidade de se tornarem defensores(as) e multiplicadores(as) de boas práticas ambientais dentro de casa e na comunidade.
Durante o ano de 2025, foram atendidas 332 crianças, com faixa etária entre 6 e 10 anos, de escolas de municípios do Maranhão, como Estreito e Açailândia, e do Pará, como Ulianópolis e Paragominas. O alcance nas comunidades foi de 11.159 pessoas.

Programa de Educação Socioambiental
A Suzano também investe em treinamento e sensibilização socioambiental dos seus colaboradores(as) e prestadores de serviço. O Programa de Educação Socioambiental reflete esse engajamento ao contribuir para o aprimoramento da excelência ambiental e para o fortalecimento do relacionamento social nas operações florestais e nas comunidades dos territórios onde a empresa está inserida. O programa incentiva colaboradores(as) a se envolverem, junto à comunidade, em práticas que promovem a sustentabilidade, o uso responsável dos recursos naturais e a aprendizagem contínua em temas socioambientais.
Um exemplo dessa atuação é o projeto “Mostre seu Amor pelo Rio Tocantins”. A iniciativa é realizada em parceria com várias áreas da empresa com o propósito de conscientizar a população sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos e seus impactos diretos nos recursos hídricos da região. Realizado em Imperatriz, o evento reforça o compromisso da Suzano com a sustentabilidade e com as comunidades onde está presente e, somente em 2025, alcançou mais de 400 participantes voluntários(as), entre colaboradores(as), prestadores(as) de serviço, familiares e comunidade, que coletaram 1,5 tonelada de resíduos recicláveis e 1,8 tonelada de resíduos não recicláveis.
Ainda em 2025 também foi desenvolvida ação de plantio na comunidade Vila Sudelândia (50 bis), em Açailândia (MA), com o objetivo de fortalecer o relacionamento com a comunidade local. O mutirão reuniu cerca de 180 participantes, entre moradores(as) e colaboradores(as), que realizaram o plantio de aproximadamente 700 mudas nativas.
Reforçando a presença das temáticas socioambientais na operação, foi ampliada a atuação dos Agentes Transformadores – colaboradores(as) indicados(as) pelas lideranças e que cumprem o papel de levarem às operações florestais os conceitos de sustentabilidade. Em Imperatriz, mais de 50 agentes foram capacitados em temas socioambientais, com foco em elevar a excelência ambiental e relacionamento social das operações nos territórios de atuação da companhia.
“Temos muito orgulho de ver o alcance e a efetividade dessas iniciativas. Isso evidencia o potencial de engajamento social e o fortalecimento da atuação da Suzano como agente de transformação por meio da educação ambiental. Essa sem dúvida é uma atuação que faz a diferença e amplia nosso papel na promoção de mudanças para a sociedade. Em 2026, seguimos com o compromisso de plantar um futuro melhor para o planeta e para as pessoas”, finaliza Vanessa de Jesus Espindola, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano.

Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.
Assessoria de Imprensa Suzano





