Conselho da Mulher Empresária realiza ação de Outubro Rosa junto com a Secretaria Municipal de Saúde

Ação visa promover a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero

O Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz estará realizando uma ação para mulheres voltada para a Campanha do Outubro Rosa, mês destinado a prevenção e conscientização da sociedade a respeito do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. A ação tem a parceria da Secretaria Municipal de saúde de Imperatriz.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o diagnóstico precoce do câncer de mama pode ajudar em até 90% as chances de cura dos pacientes.

Pensando em reforçar a importância do autocuidado e em oferecer acesso a saúde as mulheres de Imperatriz, o CME irá oferecer exame preventivo Papanicolau (ou Colpocitológico) e alguns testes rápidos como: HCV/Hepatite C, HbsAg/Hepatite B e HIV, e atendimento médico. Toda ação acontece no dia 20 de outubro no horário das 08h30 às 12h e 14h às 17h, no Palácio do Comércio (R. Bom Futuro – Centro, Imperatriz – MA). Para o atendimento, as mulheres interessadas devem apresentar os documentos (cartão do SUS, documento com foto e comprovante de endereço).