Comitiva do governo do Estado vistoria montagem do Hospital de Campanha

Visita contou com a presença do vice-governador, secretários, deputados estaduais, vereadores, empresários e lideranças da região

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, esteve nesta sexta-feira (26) em Imperatriz liderando uma comitiva de vistoria ao novo Hospital de Campanha da cidade, localizado no Centro de Convenções. Brandão estava acompanhado por diversas lideranças do governo com o objetivo de verificar a montagem do hospital e agradecer o apoio recebido pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e pela empresa Suzano.

O representando estadual destacou o trabalho que o Governo vem realizando no combate ao coronavírus e a importância do apoio social em seguir as medidas protetivas: “estamos ampliando o serviço de atendimento ao Covid-19 no Estado inteiro. Essa segunda onda veio muito forte, estamos ampliando o trabalho e, além disso, orientamos que as medidas de prevenção sejam seguidas. Higienização, uso de máscara e o distanciamento são fundamentais. Essa campanha precisa da participação da população, para que a gente possa reduzir o avanço da Covid-19. Temos a vacinação, mas, lamentavelmente, não temos conseguido quantidade para atender toda a população. Mas seguimos nas tratativas com diversos laboratórios para adquirir mais vacinas e conseguirmos avançar nesse processo de vacinação”.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Carlos Grande, ressaltou que Imperatriz vive a segunda onda de contaminação do coronavírus e necessita da colaboração popular na luta contra o coronavírus. “Os números de Imperatriz comprovam que estamos vivendo uma segunda onda. Os dados da cidade nesse mês de fevereiro são idênticos aos que apresentou em abril do ano passado. A situação é preocupante, nossas unidades de atendimento ao Covid-19 disponíveis estão todas com a capacidade quase no limite. Então, com essas parcerias, nós vamos ganhar mais 60 leitos. Mas, é bom destacar que a estrutura pode ser a maior que pudermos construir, porém, se não tiver consciência social com a adoção das medidas preventivas, nenhum Estado tem capacidade de suportar. A gente está pedindo que a população siga todas as medidas, de maneira constante. O Hospital de Campanha vai estar em funcionamento nos próximos dias na rede pública. Não só Imperatriz irá ganhar com isso, mas toda essa região estará protegida”, frisou Carlos Grande.

Parceira essencial na montagem do hospital, a empresa Suzano também esteve representada na vistoria pelo Diretor de Relações Institucionais da Suzano, Mauro Rangel e o coordenador de Engenharia, Wellington Freitas. A Porta voz da empresa, Rakel Murad, gerente de Relações Corporativas, destaca a atuação da Suzano no combate à doença na região. “Desde o início da pandemia, temos somado esforços para minimizar os impactos do coronavírus nas regiões onde atuamos. Enquanto a pandemia não acabar, acreditamos que é preciso continuar unindo forças para salvar vidas. O Hospital de Campanha em Imperatriz ampliará de forma expressiva a capacidade de atendimento e auxiliará no tratamento de pessoas hospitalizadas por conta do aumento de casos na região”, afirmou Murad.

A associação comercial, responsável pela disponibilização do espaço para construção do hospital, como também para articular parcerias entre o poder público e privado, destacou a presença do setor empresarial nas inciativas sociais. “A associação comercial novamente protagonizando o lado social do setor empresarial. O setor empresarial é rendimento, mas também tem o lado social. Então, a associação nada mais é que a voz do setor produtivo e o setor oferece esse espaço em nome de salvar vida, esse é nosso objetivo”, disse o presidente da ACII, Edmar Nabarro.

O secretário de Infraestrutura, Cleiton Noleto, frisou a importância do trabalho em conjunto, entre a iniciativa pública e privada. “Muito importante essa parceria entre o Governo do Maranhão e a iniciativa privada de Imperatriz. É exatamente disso que nós precisamos, juntar as forças, somar e ultrapassar essa fase difícil da pandemia que, infelizmente, novamente está agonizando. Mas, com esforço, o aumento no número de leitos e a colaboração da sociedade, vamos ultrapassar essa fase difícil”, garantiu o secretário.

Estiveram presentes no evento os representantes do Governo do Estado: vice-governador, Carlos Brandão; os secretários Simplício Araújo (Indústria, Comércio e Energia); Rubens Júnior (Articulação Política do Maranhão) e Clayton Noleto (Infraestrutura); o deputado Marco Aurélio e o presidente da EMSERH (Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares), Marcos Grande.  Da diretora da ACII e seus conselhos Conjove e CME compareceram o presidente da ACII, Edmar Nabarro; o vice-presidente, Sérgio Godinho; o presidente do Conjove, Marcos Vinícius Lima; o vice-presidente do Conjove, Dysley Oliveira; entre outros membros das diretorias.

Parceria ACII e Governo do Estado – Após a vistoria ao Hospital de Companha no Centro de Convenções, a diretoria da ACII convidou o vice-governador, Carlos Brandão, e demais autoridades para conhecer a nova sede da Associação e discutir novas parcerias em prol do combate à pandemia do coronavírus. No diálogo, a diretoria e as lideranças estaduais trataram sobre a possibilidade da elaboração de um novo local para serviço ambulatorial. Além disso, também foi destacada a campanha de doação “Todos pela vida: um movimento contra a Covid-19”, organizada pela ACII, com o objetivo de arrecadar recursos que possam auxiliar o Hospital de Campanha. Todos os presentes destacaram a importância dessa articulação entre iniciativas públicas e privadas para combater e superar a pandemia do coronavírus. (Por Lorena Lacerda)