23ª EDIÇÃO“Fecoimp cresce em número de estandes e expectativa é de recorde de negócios”

Em entrevista, o presidente da ACII, Carlos Lucena, comenta sobre o crescimento da feira em 2025, edição que foca em pessoas e negócios. 

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII), Carlos Lucena, detalha nesta entrevista os preparativos e expectativas para a Fecoimp 2025, reforçando a prioridade das pessoas na programação, desde os expositores até os visitantes. Acompanhe: 

Como o senhor avalia a importância da Fecoimp para o desenvolvimento econômico de Imperatriz e região?

Carlos Lucena – Quando você participa da formatação desse projeto, que é grandioso, você percebe a dimensão da feira. Várias empresas deixam para abrir as suas portas aqui, lançando a empresa aqui, seguram lançamentos de produtos para fazer dentro da feira, outras estão desde a primeira edição da feira e continuam até hoje sempre participando. Na Fecoimp, você tem a oportunidade de estar mais próximo do seu cliente, de estar junto com o seu fornecedor e de outras oportunidades. O impacto é realmente grandioso em network e nos negócios.

Quais as expectativas da ACII quanto a edição deste ano?

Carlos Lucena – A expectativa é ter uma feira ainda maior, ainda mais visitada, pois os resultados continuam sendo positivos a cada ano e queremos acertar novamente. O desafio anual da Fecoimp é o evento se superar a cada ano e será assim em 2025.

3. Em 2024, a feira gerou prospecção estimada em R$ 198 milhões. O que se espera para este ano com relação a negócios?

Carlos Lucena – Aumentamos o número de espaços de expositores para cerca de 300, então, automaticamente o número de negócios aumenta. Não tem como ser diferente. Além disso, estamos promovendo rodadas de negócios com algumas empresas maiores e as pessoas estão procurando mais o evento para negociar com mais oportunidades, por isso, a feira vai ser um sucesso em comercializações.

O Centro de Convenções vem ficando pequeno para o evento. Você acha que estamos nos últimos anos da feira neste local?

Carlos Lucena – Não, muito pelo contrário. A gente está com um projeto que a ordem de serviço provavelmente será assinada na abertura da feira deste ano, e ele prevê aumento do nosso atual espaço, ou seja, uma expansão que será feita acompanhada de revitalização geral. Vamos deixar o Centro de Convenções muito melhor, com uma acústica perfeita, com uma estrutura que será uma das melhores casas de eventos dessa cidade. Entre outras coisas, o projeto prevê ampliação do Centro de Convenções para a área lateral que hoje é um pequeno estacionamento.

A Fecoimp 2025 traz o tema “O negócio é gente”. O que significa?

Carlos Lucena – Olha, escolhemos este tema porque tudo é gente! A gente não consegue fazer nada sem as pessoas. E a gente precisa reconhecer isso e colocar as pessoas à frente das coisas. Os negócios, empresas, transações, ideias, eventos, tudo se desenvolve a partir das pessoas que se envolvem, que trabalham, que fazem, que compram, que vendem. Queremos valorizar as pessoas nesta edição.

E o que o senhor ressalta da programação cultural esse ano? 

Carlos Lucena –  Quanto à programação cultural, a gente ainda tem algumas coisas a serem planejadas, mas aquela programação semelhante ao ano passado já está toda concretizada e queremos trazer algo, em parceria com outras entidades, ainda melhor. O espaço de estantes do lado de fora do centro de convenções também cresceu. Lembro que já chegamos a ter problemas no passado para conseguir fazer o espaço externo, mas nos últimos anos o local evoluiu muito com diversos estandes de gastronomia, artesanato, turismo, além de muitas atrações culturais regionais, que queremos novamente este ano. Hoje, este é um espaço importante para o resultado da feira e para as pessoas que vêm visitar.

A feira está há poucas semanas de acontecer, o que o senhor pode dizer hoje aos expositores?

Carlos Lucena –  Olha…, podem ter certeza que temos uma equipe enorme aqui dentro do evento, já trabalhando com muita dedicação para entregar o melhor. E todos os anos, como já sabem, a gente consegue fazer essa entrega. Os expositores acreditam no evento e, também, colhem os frutos em negócios e contatos comerciais. Teremos mais um show de produtos e serviços nos mais de 300 espaços da exposição.

E quanto aos patrocinadores deste ano?

Carlos Lucena –  A gente tem vários patrocinadores que estão aqui desde sempre. O Governo do Estado é o maior parceiro, mas tradicionalmente temos também o Sebrae, Bradesco, Banco da Amazônia, Equatorial, Fecomércio, Suzano, Fiema, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Credishop, VLI, a Prefeitura Municipal e tantos outros. É de grande importância que eles estejam conosco, pois, sem eles, não tem como promover uma feira dessa magnitude. Sem patrocínio, a feira não existiria. E eles estão conosco porque aqui estão próximos do seu público e sabem que a feira é uma grande vitrine de produtos e serviços com realização, de fato, de negócios.  Para esta edição 2025, a Fecoimp tem como patrocinadores já confirmados a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Credishop, Suzano e Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O evento tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Maranhão).

A ACII tem muitos sindicatos, associações que apoiam diretamente a entidade e que, hoje, integram a casa. O que o senhor diria sobre esse apoio?

Carlos Lucena –  É de uma importância gigantesca. Principalmente na parte de representatividade que essas entidades possuem e também na junção de esforços em torno de muitas pautas comuns. A Associação Comercial não trabalha somente a parte econômica, temos outras pautas relativas à cidade e, por isso, essa junção de todas essas entidades nos faz mais fortes e contribui para o desenvolvimento da região.

E muitos colaboradores trabalham na feira, certo? O evento movimenta também as contratações …

Carlos Lucena –  Tem muita gente que doa seu tempo aqui. Eu sou muito agradecido por isso. E a cidade também tem que ser, pois são pessoas que estão se doando para este grande evento. Creio que todos, sem exceção, têm que sentir orgulho do trabalho que está sendo feito para termos um evento no calendário nacional, pois isso é da cidade. A feira é feita por muitas mãos. São muitos trabalhadores efetivos ou temporários, além de empresários de diversos segmentos que dedicam seu tempo para o evento, e isso é o que temos de mais valioso para algo prosperar. Isso é muito importante.

E quanto às pessoas que querem visitar a feira, o que o senhor diria a eles?

Carlos Lucena –  Venha visitar o evento e fazer bons negócios. A entrada é gratuita e já está aberta no site da Fecoimp – www.fecoimp.com.br. Eu acho que todos têm que ser orgulhosos de termos uma cidade que faz eventos tão grandiosos como esse. Em breve, a Fecoimp será o ponteiro econômico da nossa cidade durante os 4 dias do evento, de 17 a 20 de setembro. Por isso, garanta já sua inscrição gratuita no site para os quatro dias do evento.

Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz – ACII
Assessoria de Comunicação da Fecoimp
(99) 99109.4522 | 99109-4486
[email protected]

Leia também