Suzano promove sustentabilidade e eficiência ambiental com Central de Tratamento de Resíduos Sólido

Em 2022 a Central de Resíduos na unidade de Imperatriz do Maranhão, registrou a movimentação de 212 mil toneladas de resíduos.

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, por meio de metas de longo prazo, tem trabalhado para garantir a eficiência de recursos, além da redução de resíduos e impactos ambientais com a sua Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, em operação desde 2021. Para isso, utiliza resíduos gerados na produção de celulose e transforma-os em subprodutos, como corretores de acidez do solo na agricultura, dando maior circularidade à economia e diminuindo a pressão sobre os recursos naturais.

No último ano, a Central de Tratamento na unidade de Imperatriz do Maranhão, registrou a movimentação de 212 mil toneladas de resíduos. Desse total, a unidade destinou 12 mil desses materiais aos aterros industriais, promovendo a sustentabilidade e eficiência ambiental.

 “A companhia tem a meta de reduzir em 70% o volume de resíduos destinados aos aterros industriais até 2030 e com a Central de Tratamento, na unidade Imperatriz, a Suzano conseguiu ultrapassar essa meta, reduzindo nos últimos 5 anos em 90% a destinação de seus resíduos em aterro industrial, sendo destaque em inovação e sustentabilidade”, destaca Carlos Alexandre de Souza, Gerente de Meio Ambiente Industrial.

O destaque vai para central de corretivos da Unidade, que evitou que mais de 130 mil toneladas de resíduos sólidos inorgânico (dregs, grits e cinzas de biomassa) fossem destinadas aos aterros. A partir desses materiais foram produzidos 58 mil toneladas de corretivos de solo, sendo que mais de 20 mil toneladas foram destinadas à aplicação florestal nas áreas de plantio de Eucalipto da própria companhia.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Assessoria de Imprensa da Suzano

Leia também