Suzano implanta sistema que detecta sinais de cansaço em motoristas

Com o objetivo de aumentar a segurança de motoristas que prestam serviço para a empresa e usuários das estradas e rodovias, as Câmeras de Fadiga fornecidas pela Creare Sistemas são capazes de detectar sinais de sonolência e outros desvios de atenção em tempo real

Visando aumentar a segurança nas operações no transporte florestal, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, deu início à implantação de um sistema que detecta sinais de cansaço e outros desvios de atenção em motoristas que atuam no transporte de madeira no estado do Maranhão.

As Câmeras de Fadiga, como são chamadas, são instaladas dentro das cabines dos caminhões e contam com sensores capazes de captar, em tempo real, sinais de cansaço, sonolência, uso de celulares e outras distrações. O sistema conta com duas câmeras, uma focada no rosto dos(as) motoristas e outra no teto, proporcionando uma visão geral de dentro do veículo. Detectado o sinal de cansaço – por exemplo, uma piscada de olho mais prolongada ou mais de um bocejo por minuto -, o(a) motorista recebe um alerta sonoro e a Central de Logística Florestal da Suzano, que monitora a frota do transporte de madeira 24 horas por dia, é informada imediatamente sobre o ocorrido.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Creare Sistemas, empresa de soluções de telemetria avançada e videomonitoramento, que ajuda a Suzano a monitorar os veículos 24 horas por dia. Caso seja detectado qualquer desvio de atenção, sinal de cansaço, uso de celular, falta de cinto de segurança, entre outros, a Central de inteligência em monitoramento da Logística Florestal entra em contato com o(a) motorista, pelo sistema, para interromper o comportamento inadequado. Em caso de fadiga, ele ou ela é orientado(a) a procurar um local seguro para estacionar o veículo e descansar ou procurar uma das Salas de Estimulação contra o Sono da empresa.

“O processo de instalação das câmeras de fadiga na UNF-MA, começou em outubro de 2020 e hoje o sistema já está presente em 92% da frota de caminhões que atuam na logística florestal da Suzano no Estado do Maranhão. A meta de atingir 100% das frotas monitoradas será alcançada ainda no mês de setembro de 2021. Para isso, a companhia está trabalhando em parceria com as empresas do transporte de madeira, especialmente as de pequeno porte, com a aquisição e manutenção dos equipamentos”, explica o Gerente de Logística Florestal da Suzano no Maranhão, Gustavo Vianna Henning.

Além das câmeras internas, o sistema também conta com uma câmera externa, instalada na parte frontal dos caminhões. Os equipamentos possibilitam, por exemplo, o envio de alerta sonoro e comunicação para a Central, caso o veículo invada a pista contrária, além de inibir roubos de cargas.

Salas de Estimulação contra o Sono
Uma estratégia adotada pela Suzano, para auxiliar os(as) motoristas(as) que apresentam sinais de fadiga, são as Salas de Estimulação contra o Sono. Em funcionamento desde o segundo semestre de 2020, as salas são estruturas móveis (containers) montadas com uma série de equipamentos que estimulam o foco na atenção e despertam a concentração do(a) colaborador(a). Para isso, elas contam com profissionais treinados que auxiliam os(as) motoristas em exercícios de alongamento, estimulação na bicicleta ergométrica com iluminação apropriada, uso de óculos especial para aumentar a atenção, entre outras medidas. Os condutores e condutoras ainda passam por uma triagem, com aferição de pressão arterial e teste de reflexos.

Segundo Gustavo, as salas de estimulação proporcionam um momento de lazer, descanso, descontração, conscientização, segurança e bem-estar para os(as) motoristas do transporte de madeira. “Somente em 2021, foram realizados 23 mil atendimentos preventivos (equivalentes a 80 atendimentos por dia) e destes, 75 motoristas foram convidados(as) a não seguir viagem por estarem em condições de cansaço ou fadiga, pressão arterial alterada, entre outros. Ou seja, 75 potenciais acidentes foram evitados. Garantir segurança para nossas equipes e para os demais usuários das rodovias faz parte do nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore e contar com os motoristas atentos(as), sem sinais de fadiga, significa reduzir, e muito, os riscos de acidentes nas estradas”.

Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Sobre a Creare Sistemas
A Creare Sistemas é uma empresa brasileira dedicada ao fornecimento de soluções inovadoras de telemetria avançada e videomonitoramento para a gestão de ativos móveis e automação de processos logísticos e industriais. Em 2019 a empresa criou a GoAwake, unidade de negócios voltada para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para prevenção de acidentes por sonolência e distração. Com atuação no mercado nacional e internacional, a Creare e a GoAwake possuem uma equipe de engenharia preparada para desenvolver soluções customizadas de acordo com as necessidades de cada cliente, contribuindo para o aumento da produtividade e segurança das operações.

Assessoria de Imprensa da Suzano