Suzano apoia projeto voltado para o fortalecimento da bioeconomia local em comunidades do Tocantins

A iniciativa fez parte de uma parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), está apoiando o projeto “Fortalecendo a Bioeconomia Local: Frutas Nativas do Cerrado e Turismo de Base Comunitária no Assentamento Amigos da Terra”, em Darcinópolis – TO , a iniciativa é voltada para o desenvolvimento da bioeconomia local por meio do extrativismo sustentável e turismo de base comunitária em áreas do cerrado para a geração de renda e segurança alimentar dentro da comunidade, além de fomentar a conscientização sobre a preservação e manejo da floresta nativa. Ao todo 50 famílias serão atendidas dentre elas comunidades tradicionais, povos indígenas e áreas protegidas nos biomas Cerrado e Amazônia.

A aprovação do projeto foi realizada por meio do edital Copaíbas do Funbio, organização da sociedade civil com experiência de mais de 20 anos na conservação ambiental e operação de mecanismos financeiros, Governos Estaduais do Maranhão, Goiás e Minas Gerais e Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas – NICFI, resultou no incentivo de mais de R$ 200 mil e uma contrapartida da Suzano, UFNT e Associação Amigos da Terra de mais de R$ 253 mil, que será distribuída em quatro componentes estratégicos durante os 18 meses de execução do projeto.

O primeiro componente visa fortalecer institucionalmente a Associação por meio da gestão participativa do projeto com capacitações, compartilhamento de informações junto à comunidade e promoção institucional do projeto. O segundo almeja estimular o turismo de base comunitária em área extrativista no cerrado, promovendo o diagnóstico para identificação da rede de cooperação e agentes potencialmente associados ao turismo em áreas extrativistas.

Já o terceiro componente tem o objetivo de fortalecer o extrativismo sustentável e fomentar a bioeconomia local, com a estruturação da cadeia extrativista dos frutos do cerrado. O último irá criar e estruturar redes de comercialização de produtos e derivados do extrativismo sustentável ancorado nos princípios da economia solidária e comércio justo. As ações vão desde a elaboração de um plano de negócio para a associação e um estudo de mercado para os produtos derivados do extrativismo até o apoio da comunidade em feiras locais e regionais com o intuito de consolidar um novo mercado sustentável.

André Becher, coordenador de desenvolvimento social da Suzano, destaca que a parceria reforça o compromisso da companhia de incentivar e promover mudanças sociais nas comunidades onde atua. “A Suzano segue focada e comprometida em contribuir com o fortalecimento de projetos sociais que proporcionem experiências transformadoras para a sociedade, e que resultem em melhores condições de vida para essas pessoas.”

Para Andressa Ramalho, docente e Superintendente de Comunicação da UFNT, a parceria também coloca o turismo de base comunitária como uma estratégia que colabora para o fortalecimento da comunidade. “A iniciativa faz com que a comunidade seja protagonista dessa atividade, tanto no planejamento como na execução, fazendo com que essa potencialidade se transforme em serviços e produtos turísticos. A universidade vem contribuir com a expertise dos seus professores, pesquisadores e alunos, fazendo com que a comunidade tenha todas as ferramentas para execução dessa atividade”, destaca a docente.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de “Renovar a vida a partir da árvore”. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Sobre a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

A UFNT foi criada no ano de 2019 por desmembramento da Universidade Federal do Tocantins (UFT), é formada por 17 cursos de graduação, 09 de mestrado e 02 doutorados, distribuídos em 04 centros: Centro de Ciências Integradas – CCI, Centro de Ciências Agrárias – CCA, Centro de ciências da Saúde – CCS e o Centro de Educação, Humanidades e Saúde – CEHS. O curso de Geografia integra o CCI, que tem 09 cursos de Graduação, 07 de Mestrado e 01 de doutorado. Dentre os objetivos da UFNT está formar profissionais em diversas áreas do conhecimento, promover a pesquisa sustentada no desenvolvimento da ciência e da tecnologia com divulgações científicas e de extensão com área de atuação a região Centro-Norte do Tocantins. Participam deste projeto professores dos cursos de Geografia e Turismo.

Assessoria de Imprensa da Suzano