Sistema FIEMA atua na defesa de interesses e apoio a classe industrial com diversos serviços na região Tocantina

Composto por 4 casas, ofertam desde educação básica, profissionalizante, saúde, lazer, consultorias, serviços médicos, odontológicos, entre outros

IMPERATRIZ – O Sistema FIEMA, composto pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), trabalha em conjunto na defesa dos interesses do setor industrial e apoio a classe por meio de ações conjuntas que favoreçam o desenvolvimento e competitividade da indústria maranhense.

Depois da capital, Imperatriz que é a segunda maior cidade do Estado, é a única que conta com atuação das quatro casas que compõe o Sistema FIEMA. Os demais municípios, são assistidos somente com unidades do SESI e SENAI. Recentemente foram feitos investimentos na estrutura física, com a inauguração da Casa Indústria Edilson Baldez das Neves, que abriga a sede da FIEMA, IEL e estrutura de saúde, segurança do SESI, além da reforma da escola.

Na região Tocantina, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), atua no processo de Recrutamento, Seleção, Programa de Estágio e Jovem Aprendiz, Educação Executiva e Consultorias Empresarias. A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), é responsável por criar um ambiente favorável de negócios aos empresários e para isso desenvolve pesquisas, fóruns, workshops, encontros de negócios e abriga os sindicatos patronais dando-lhes apoio para crescimento da atividade industrial na região.

Já o Serviço Social da Indústria (SESI), realiza atendimentos voltados para trabalhadores da indústria e comunidade ofertando diversas atividades físicas e esportiva como hidroginástica, funcional, natação adulto e infantil, futsal, vôlei, ballet, judô. Além de serviços de Saúde e Segurança- ginástica laboral, saúde bucal, clínica odontológica e palestras, realização de exames e consultas ocupacionais, teste covid (suwab nasal e sorológico), vacina contra influenza, circuito saúde, avaliação com bioimpedância, palestras e cursos de primeiros socorros, elaboração de documentos e coordenação legais em saúde e segurança (PPRA, PCMSO, LTCAT, Avaliações Ambientais), CIPA E SIPAT e ainda Educação Básica do Maternal ao Ensino Médio.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por sua vez, tem como principal missão qualificar a mão de obra que atende as indústrias maranhenses. Para isso, ofertar diversos cursos técnicos, de aprendizagem Industrial e de Formação Inicial e Profissionalizantes. Também atua junto as empresas com soluções em tecnologia e inovação com consultorias em processo produtivo, legislação e normas, entre outras. É responsável ainda, juntamente com SESI, pelo Novo Ensino Médio articulado ao Ensino Técnico.

Tanto o SESI como o SENAI, contam ainda com unidades móveis que se deslocam a empresas, comunidades ou cidades de todo Maranhão, funcionando como consultórios médicos ou salas de aulas. Equipadas com toda infraestrutura e equipamentos necessários não deixam nada a desejar das estruturas físicas.

Segundo o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, o Sistema FIEMA, em atuação em todo o Estado, vem apoiando a indústria maranhense e contribuído para crescimento industrial do nosso Estado. “Somos a 4ª maior economia do Nordeste. Nosso PIB chega a R$ 93,8 bilhões (2019), conforme o IBGE. Hoje, o segmento industrial contribui com 18,5% da riqueza gerada em solo maranhense, portanto a indústria é um dos segmentos importante dentro do cenário maranhense e o sistema FIEMA vem atuando para favorecer um ambiente favorável para desenvolvimento e crescimento da indústria maranhense”.