Programação acontece hoje, (13), a partir das 19h, no auditório do Centro de Convenções

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, cumpre agenda de compromissos em Imperatriz hoje, sexta-feira (13). Na cidade, o secretário ministra uma palestra sobre o Cenário Econômico e Político do Maranhão, a partir das 19h, no auditório do Centro de Convenções. O evento contará com a participação da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), empresários da cidade e outras autoridades.


Ainda em Imperatriz, Simplício Araújo participa da entrega de Fardamentos dos Estagiários do Programa Trabalho Jovem, no Hotel Residence às 8h da manhã. De lá, faz visita ao Calçadão às 10h.


Cenário econômico – A partir das perspectivas nacionais é possível refletir a situação econômica do estado. Segundo dados divulgados pelo Governo Federal em março deste ano, os destaques positivos da economia brasileira pelo lado da oferta foram a indústria (1,9%) e os serviços (2,7%); já pela demanda, a formação bruta de capital fixo (FBCF) e o consumo das famílias aumentaram 20,0% e 3,4%, respectivamente. O valor da taxa de investimento em 2020 é a maior desde 2015, alcançando o patamar de 16,4% do PIB, com efeitos da importação (favorecido pelo Repetro) e da produção de bens de capital.


Ainda de acordo com o documento, o bom resultado do PIB no segundo semestre de 2020 se deu pela melhora da indústria e comércio, que retomaram o patamar anterior à pandemia. O setor de serviços foi o principal setor pelo lado da oferta na recuperação da atividade no último trimestre do ano passado.