Seinc entrega certificados do Programa Jovem Trabalho em Imperatriz

Mais de 100 jovens foram beneficiados com o programa que ofereceu capacitação sobre finanças, vendas e marketing

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) entregou nesta sexta-feira (15), os certificados das capacitações no âmbito do Eixo Cooperação Estratégica, no Polo Imperatriz, como parte da Ação Jovem Empreendedor do programa Trabalho Jovem.  O evento faz parte de mais uma ação da Seinc durante o Circuito ACII de Negócios, que acontece de 15 a 24 de outubro, no Imperial Shopping, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII.

No total, foram entregues 126 certificados aos jovens que participaram da capacitação, a qual ofereceu assessoria gratuita a polos de comércio, pequenos empreendimentos e, também, à população de baixa renda da localidade.

Katiane Silva Sousa foi uma das beneficiadas com a capacitação do Ação Jovem Empreendedor. Há oito meses ela abriu uma loja, após encontrar dificuldade em conciliar o mercado de trabalho com a maternidade. “Quando  engravidei ficou difícil trabalhar fora e cuidar da minha filha. Diante dessa situação, surgiu a ideia de empreender. Como sempre gostei do mundo fitness, resolvi abir uma a loja on-line de roupas e suplementos. Já era um ramo que me identificava e me dedicava”, explicou.

Para ela, o programa Trabalho Jovem foi a oportunidade que faltava para se profissionalizar e gerir melhor o empreendimento. “Eu abri a loja mais por necessidade do que noção de como funcionava uma empresa. Inclusive, tinha muita dificuldade com finanças, e foi com esse curso que aprendi sobre organização financeira, captação de clientes, bom atendimento e a  trabalhar a timidez na hora da negociação. Eu sou grata por esse curso  me ensinar tudo isso e agora é colocar em prática na minha loja”, pontua.

Dentre os assuntos do curso, estavam  Marketing em Vendas, Redes Sociais, Atendimento e Finanças. Além da parte teórica,  os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o aprendizado com a realização de um bazar.

Bazar – O bazar foi realizado na sexta, antes da entrega dos certificados, no hall de entrada do Imperial Shopping. Quem passou pelo local conferiu a desenvoltura dos jovens empreendedores nas vendas e tendências de moda com preços acessíveis, divididos em dois grupos.

As  peças expostas no bazar foram todas providenciadas pelos alunos, que ao final dividiram os lucros obtidos durante as vendas. Além disso, também houve premiação em dinheiro ao grupo vencedor, em foram analisados  os critérios de vendas, financeiro e atendimento, conforme a pontuação dos jurados.

Trabalho Jovem – O programa Trabalho Jovem é executado por meio da Seinc, da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e com apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Participam ainda do programa: a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

O Circuito ACII de Negócios é um evento contece com o oferecimento do Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e pela Secretaria de Turismo (Setur); da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap – Porto de Itaqui); da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio); do Banco do Nordeste e Governo Federal; do Banco do Brasil; da Gocil Segurança e Serviços; da Universidade Ceuma; da Suzano Papel e Celulose; da Ilumisol Energia Solar; da Companhia de Gás Maranhense (Gasmar); da Unimed; conta ainda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Imperial Shopping; da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); e da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM).