Iniciativa patrocinada pelo Grupo Equatorial reuniu cerca de 600 estudantes do 4º ao 7º ano do ensino fundamental

Soltar pipa pode parecer apenas uma brincadeira, mas também é uma oportunidade de aprender sobre segurança. Com essa proposta, o Projeto Pipas reuniu alunos de três escolas municipais de Imperatriz para abordar, de forma leve e divertida, os cuidados necessários para aproveitar a atividade com segurança e longe da fiação elétrica.
Realizada pela primeira vez no Maranhão, a iniciativa reuniu cerca de 600 estudantes do 4º ao 7º ano do ensino fundamental e contou com gincanas, teatro de bonecos, distribuição de brindes e oficinas de confecção de pipas. As atividades foram desenvolvidas para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de escolher locais seguros para empinar pipas e evitar acidentes com a rede elétrica.

As atividades aconteceram na manhã do dia 24, na Escola Municipal Frei Tadeu, e no dia 25, pela manhã, na Escola Municipal Pedro Abreu e, à tarde, na Escola Municipal Madalena de Canossa. O projeto é patrocinado pelo Grupo Equatorial e a execução está sob a responsabilidade do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, do Governo do Estado do Pará.
Durante a programação, os alunos tiveram a oportunidade de participar de gincanas interativas com perguntas e respostas sobre situações seguras e perigosas envolvendo pipas. Além disso, as crianças também receberam brindes, como doces, gibis e materiais informativos sobre o tema. Um momento muito especial foi o teatro de bonecos, com apresentação da Turma do Geral, que trouxe os personagens Matraca, Maria Sol, Noca e Cerrito, que informaram os alunos sobre os principais cuidados com a eletricidade dentro e fora de casa.
De acordo com Jonas Macedo, coordenador do Projeto Pipas, a iniciativa busca mostrar às crianças que é possível aproveitar a brincadeira com segurança, sem deixar de lado a diversão. “A nossa intenção não é proibir de empinar pipa, mas estimular as crianças a brincar, porém em um local seguro. Todas as nossas dinâmicas foram feitas de forma lúdica para alcançar esse objetivo, que são coisas simples, mas que, às vezes, os pais não conversam com elas. Então, a gente vem para dentro das escolas, que é onde elas estão preparadas para absorver o conhecimento, e brinca. Durante duas horas, elas participam das atividades e saem daqui com o material educativo, levando o gibi, que já conta sobre esses cuidados”, destacou Jonas.

Estudante do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Pedro Abreu, Vitor Hugo, de 8 anos, participa da brincadeira de soltar pipa desde os 6 anos e afirma que as informações sobre segurança vão ser muito úteis para os colegas do bairro. “Hoje a gente aprendeu muitas dicas importantes. A principal é que não pode soltar pipa perto dos fios do poste. Tem que procurar um campo aberto. A partir de hoje, eu vou falar para os meus amigos que não pode”, comenta o aluno.
Dados reforçam alerta para os cuidados ao empinar pipas próximo à rede
elétrica
A iniciativa do Projeto Pipas é uma oportunidade de levar informação e conscientizar sobre os perigos da brincadeira próxima à rede elétrica. Segundo dados da Equatorial Maranhão, somente nos primeiros seis meses de 2026, o estado já registrou 1.135 ocorrências envolvendo pipas na fiação, número que reforça a necessidade de orientar crianças e famílias sobre os cuidados durante a atividade.
Além de causar interrupções no fornecimento de energia e afetar moradores, comércios e serviços essenciais, como hospitais e escolas, uma pipa presa aos cabos também oferece risco de acidentes. Nesses casos, a recomendação é não tentar retirar o objeto e nunca utilizar varas, barras metálicas ou outros materiais para alcançá-lo.
Para o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Rainilton Andrade, levar informação e conhecimento para os estudantes é uma forma de transformar hábitos e contribuir para práticas mais seguras e confiáveis. “Quando a gente leva esse conhecimento para dentro das escolas, também está ajudando a construir uma cultura de prevenção desde cedo. É uma oportunidade de conversar com as crianças de forma próxima, mostrar que pequenas atitudes fazem diferença e reforçar que a segurança deve estar presente em todas as escolhas do dia a dia. Esse é um compromisso que a Equatorial Maranhão mantém de forma permanente com a população”, reforça.
Mais ações pelo Maranhão
Além de Imperatriz, o Projeto Pipas também leva ações educativas a escolas de São Luís, em três momentos: no dia 27 de agosto, das 14h às 16h, na UEB Tancredo Neves – Avenida Este Duzentos e Três, nº 500, Cidade Operária; e no dia 28 de agosto, das 8h às 9h30, no Colégio CEAPI – Ciclovia 104, Rua Cento e três Se, 69 Cidade Operária; e das 14h às 16h, no Centro de Ensino Barbosa de Godois – Avenida Newton Bello, S/N, Monte Castelo, ampliando as ações de conscientização sobre a importância de brincar com segurança e
longe da rede elétrica.
Movimento VC+ Seguro
As orientações fazem parte do Movimento VC+ Seguro, campanha permanente da Equatorial Maranhão que promove ações educativas em todo o estado para conscientizar a população sobre o uso seguro da energia elétrica e prevenir acidentes. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a preservação da vida, levando informação e orientações para escolas, comunidades, instituições, imprensa, redes sociais e demais públicos ao longo de todo o ano.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão





