Programa Boinas Verdes realiza aula presencial na fábrica da Suzano em Imperatriz

Programa Boinas Verdes realiza aula presencial na fábrica da Suzano em Imperatriz

Comunicação ACII
19 de março de 2025
15:57

O encontro marcou a aula presencial da turma de pós-graduação do programa, reunindo alunos de unidades industriais de 8 municípios

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, recebeu na última semana uma agenda especial do programa Boinas Verdes, uma iniciativa realizada em parceria entre a empresa, a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A programação marcou a aula presencial da turma de pós-graduação do programa, reunindo, em Imperatriz, alunos das unidades industriais de Mucuri, Três Lagoas, Imperatriz, Limeira, Ribas, Suzano, Aracruz e Jacareí.

O Boinas Verdes tem como objetivo capacitar consultores e gerentes das unidades da Suzano, promovendo um aprofundamento técnico e estratégico nas áreas de Recuperação e Utilidades. O programa busca formar profissionais qualificados para enfrentar os desafios da indústria, estimulando a troca de conhecimentos entre especialistas e colaboradores de diferentes regiões e especializações. Além do conteúdo técnico, a formação inclui um módulo de soft skills, dedicado ao desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e gestão de pessoas, competências essenciais para a atuação dos profissionais em cargos de liderança nas unidades industriais.

Durante a agenda presencial, os(as) alunos(as) participaram de uma visita técnica guiada, conduzida pelo professor Fernando Gomes. A agenda incluiu palestras com especialistas, como o Gerente Executivo de Recuperação e Utilidades, Carlos Verciano, e o Diretor Industrial, José Ventura. Também houve uma apresentação sobre segurança com o Coordenador de Segurança Industrial, Klécio Ornellas da Silva, um tour pelo processo produtivo – abrangendo recebimento de madeira, pátio de madeiras, linha de fibras e secagem – e uma revisão do conteúdo abordado no primeiro módulo do curso.

Michael Robert Mota, Gerente de Recuperação e coordenador técnico do programa, comenta que a iniciativa tem um impacto transformador na trajetória dos profissionais, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo. “O Boinas Verdes representa o compromisso da Suzano com as pessoas, com o crescimento profissional e com a construção de um futuro mais inovador. Ver esses profissionais, vindos de diferentes unidades, reunidos aqui em Imperatriz para trocar experiências, aprender e se desenvolver, é gratificante. Este foi o primeiro de três encontros presenciais, nos quais os alunos terão uma imersão intensa em conteúdos técnicos. Além disso, alinhado à nossa cultura de Gerar e Compartilhar Valor, essa troca de experiências fortalece a sinergia entre as áreas produtivas de todas as nossas fábricas, contribuindo para um ambiente cada vez mais colaborativo e eficiente.”, destaca.

A iniciativa reforça o compromisso da Suzano com a qualificação e o desenvolvimento contínuo de seus profissionais, fortalecendo sua atuação no mercado e incentivando a inovação dentro do setor. Com o apoio da ABTCP e da UFRRJ, o programa se destaca como um modelo de formação que alia teoria e prática, proporcionando uma experiência enriquecedora para os(as) participantes.

Sobre a Suzano   

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br

Assessoria de Imprensa da Suzano

Leia também