ACII e Sinrural lança campanha 200 mil eleitores por Imperatriz

A iniciativa manifesta o anseio de promover uma influência mais igualitário e democrática sobre os desfechos eleitorais na cidade com um processo eleitoral mais justo e representativo

Lançada no último dia 06 de fevereiro, no Colonial Eventos a campanha “200 mil eleitores por Imperatriz”, uma mobilização promovida pela classe produtiva de Imperatriz, por meio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII), juntamente com o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural),  e mais representantes de entidades da cidade. A proposta é a de garantir a participação de mais eleitores nas próximas eleições da cidade.

Na ocasião, empresários, poder público e sociedade civil estiveram reunidos para promover a conscientização política e o engajamento cívico local.

Com a proximidade das eleições, a atuação da classe produtiva de Imperatriz se torna ainda mais significativa para o cenário político local, reforçando o compromisso da comunidade empresarial em contribuir para a construção de um processo democrático sólido e participativo.

Quando pode ocorre segundo turno

O segundo turno nas eleições é uma etapa presente no sistema eleitoral brasileiro que é necessária em eleições do Executivo em que nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos válidos. Essa etapa é válida somente para as eleições do Executivo, isto é, para os cargos de presidente, governador(a) e prefeito(a) em cidades com mais de 200 mil eleitores.

O segundo turno é composto pelos dois candidatos mais bem votados do primeiro turno. No segundo turno, é eleito o candidato que obtém a maioria absoluta dos votos válidos.

Imperatriz possui 273.110 habitantes, segundo o último censo do IBGE em 2022. O desembargador José Luiz de Almeida afirmou que atualmente a cidade tem 184.792 eleitores.

Saiba mais em: Câmara Municipal e TRE-MA unem forças para alcançar 200 mil eleitores em Imperatriz

A Justiça Eleitoral tem o papel de informar e conscientizar a população sobre a importância do voto, incentivando a participação ativa dos cidadãos nos processos eleitorais. As ações itinerantes são uma iniciativa para aproximar a Justiça Eleitoral dos eleitores e buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados.

É nesse sentido, que as entidades buscam promover esse espaço para os cidadãos e cidadãs de Imperatriz a debaterem e participarem ativamente do processo democrático, entendendo que cada voto é importante para essa mobilização.

Ascom ACII