Presidente da ACII participa de reunião para assinatura de ordem de serviço para construção de Aterro

Presidente esteve reunido com a secretaria de meio Ambiente e recursos hídricos e Secretaria de Infraestrutura e serviços públicos.

Presidente da ACII, João Borges Lira se reuniu com a Secretaria do meio ambiente e recursos hídricos, Rosa Arruda e o Prefeito Assis Ramos.

Na manhã desta terça (14) o presidente da ACII, João Lira esteve presente na solenidade  de assinatura da Ordem de Serviço para a construção do primeiro Aterro Sanitário Público do Maranhão.  O evento realizado pela Prefeitura Imperatriz por meio das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH) e Infraestrutura e Serviços Públicos (SINFRA) aconteceu às 9h, no Complexo Administrativo Dr Carlos Gomes.

Desde 2017, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz esteve reivindicando junto ao município pela implantação do aterro, que irá beneficiar a cidade de Imperatriz e região. O presidente destaca que a ACII está sempre atuante nas ações realizadas na cidade e mantém a visão voltada para os negócios.  “Hoje estamos aqui nesse evento que é um marco para a cidade e para a classe empresarial, que tanto almejaram  e esperaram por esse momento”.

Em entrevista, o presidente agradeceu em nome de toda a classe empresarial que estão envolvidos no projeto.

Para a construção foram destinados um investimento na ordem de R$ 10.713 milhões, o aterro sanitário será construído em uma área de 76.8874 hectares, na rodovia Belém-Brasília, quilômetro 4, na altura do povoado Lagoa Verde. Atualmente a cidade de Imperatriz gera diariamente cerca de 314 toneladas de lixo, totalizando 9.437,36 toneladas por mês. O que representa cerca 1,271 quilos por habitante ao dia, acima da média nacional, que é de 1,040 quilos por habitante por dia.

Das mais de 9 mil toneladas mensais, uma média 40 toneladas são retiradas para a reciclagem , beneficiando cerca de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. De acordo com a Prefeitura do município, com a implantação do aterro sanitário a previsão é que esse número possa chegar até 50% do valor total do material recolhido.