Pra ser justo: Feirão do Imposto promove conscientização sobre cobrança de impostos

No Brasil foram mais 960 bilhões de reais pagos em tributos, só em 2021. Em Imperatriz este número ultrapassa 350 milhões, segundo dados do Impostômetro, ferramenta contadora de impostos. De acordo com o Índice de Retorno e Bem-estar Social o país é um dos que mais cobram impostos e menos aplicam em retorno social para a população.

Por estes motivos, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e o Conselho de Jovens Empresários (Conjove), alinhados com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), realizam o Feirão do Imposto, em formato híbrido, para esclarecer sobre os tributos que o consumidor paga no Brasil.

Com o slogan “Por um Sistema Tributário mais Justo”, o Feirão do Imposto em todo o país tem por objetivo conscientizar a população sobre a quantidade de impostos embutidos nos produtos e serviços, o qual é um dos obstáculos para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil, quando não se tem a aplicação adequada desses impostos, pelos responsáveis, na esfera pública.

As entidades compreendem que o atual momento é de incentivar o respeito às normas de segurança e saúde com ações à distância, visando reduzir o contágio da Covid-19. Em Imperatriz, a programação contará com capacitação, palestras online e lives com assuntos referentes ao sistema tributário.

Sobre o Feirão – O movimento nasceu em 2002, em Santa Catarina, com propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população e se tornou conhecida nacionalmente. Em 2012 teve uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.