Jovens talentos utilizam o TikTok como forma de conseguir trabalho

Plataforma permite mais possibilidades de distribuição e monetização de conteúdo

Nem só de dancinhas, dublagens e vídeos engraçados vive o criador de conteúdo no TikTok, rede social que nasceu em 2016 e conta com mais de 732 milhões de usuários ativos, segundo dados da Music Business Worldwide (MBW). A plataforma tem sido utilizada para mostrar talentos, ganhar dinheiro e fechar contratos.

A imperatrizense Wes Oliveira é cantora. Seu perfil no TikTok (wesoficiall) conta com mais de 100 mil seguidores e mais de 300 mil curtidas. Ela conta que usa a plataforma para mostrar seu trabalho, o que já lhe rendeu um contrato.

“Faço lives diárias no TikTok e também fechei contrato com uma agência de lives. O Tiktok dá uma ajuda de custo pra quem faz lives de acordo com a produtividade através dessa agência”, explica a cantora.

Diferente de outras redes sociais, no TikTok, vídeos e lives são entregues não só para os seguidores do criador de conteúdo, mas para muita gente no Brasil a fora, o que aumenta a audiência e permite a monetização do conteúdo.

Matheus Clemente é outro imperatrizense que apostou na criação de conteúdo no TikTok. Seu perfil é de humor e conta com mais de 100 mil seguidores e 1 milhão de curtidas. Conta que, por trabalhar apenas com vídeos, a plataforma se torna mais próxima ao seu conteúdo, e a grande quantidade recente de adeptos o fez acreditar que a probabilidade de um vídeo de sua criação viralizar e trazer resultados seria maior nesse aplicativo.

“Lá rende a ponto das empresas de fora te procurarem. Eu sou conhecido na minha cidade, mas Imperatriz não tem costume de TikTok ainda, então pouca coisa aconteceu por lá. Eu ganhei esses seguidores porque alguns vídeos meus viralizaram com 1 milhão de visualizações e aí muita gente me segue”.

A plataforma também tem chamado atenção de recrutadores. Segundo informações da revista Forbs, algumas empresas estão lançando o programa piloto “TikTok Resume”, no qual os jovens podem se candidatar a uma vaga de emprego mostrando seus talentos nos vídeos.