Inversão de Organograma: estratégia com foco na qualidade dos serviços 

Equatorial Maranhão investe em imersão para implementar melhorias no atendimento aos consumidores 

Na última semana, a diretoria da Equatorial Maranhão esteve em Imperatriz percorrendo vários bairros da cidade, como Ouro Verde, Estrada do Arroz e Colina Park, acompanhando as equipes de campo, atendendo pessoalmente os clientes, visitando a agência e o call center, importante fonte de empregos da cidade, gerando mais de 1.000 empregos diretos na região sul do estado. Há anos a companhia investe em ações como esta: a Inversão de Organograma, que tem por objetivo propor mudanças nos processos com uma visão mais estratégica, acompanhando e avaliando o papel dos colaboradores e prestadores de serviço. 
 
De acordo com o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, a inversão de organograma é um procedimento essencial para que a empresa continue oferecendo um serviço de qualidade. “Essa ação tem um senso de responsabilidade e de seriedade muito grande, não apenas de fazer uma associação, uma imagem do líder com a equipe, mas sim de aproximar e permitir que o gestor consiga perceber que a atividade de campo tem suas particularidades e suas riquezas. Com isso, provoca naquele líder, que amanhã vai projetar, planejar e orçar execução, uma percepção que o campo tem suas especificidades. Essa experiência enriquece a visão do gestor”, avalia o presidente.   

Para o Gestor de Gente e Gestão da Equatorial Energia, Bruno Cavalcante, essa iniciativa interfere positivamente na experiência e relação do cliente com a energia elétrica. “A execução de inversão de organograma é uma prática de gestão reconhecida nacionalmente por todas as empresas do Brasil em relação à Equatorial. E isso é um diferencial, porque não é só enviar as equipes ao campo, é a direção acompanhando isso muito próximo e vendo efetivamente a qualidade do serviço prestado. Isso também faz toda a diferença para o cliente. Em linhas gerais, percebemos as equipes da Equatorial Mara​nhão muito engajadas a fazer o melhor serviço na ponta”, analisa.   

Outra ferramenta muito utilizada na Equatorial é a gestão participativa que estimula o sentimento de dono do negócio nos colaboradores e todos são convidados a destacar pontos de melhorias nos processos da empresa. Na ocasião, estiveram presentes os líderes representantes de outros municípios da região que apresentaram os resultados obtidos pelas equipes de trabalho desde o início do ano, os desafios enfrentados e as metas traçadas para os próximos meses. Além dos próprios colaboradores da companhia, Sérvio e os demais gestores presentes também se reuniram, com as empresas terceirizadas que prestam serviços à Equatorial para analisar resultados e avaliar alternativas que promovam cada vez mais excelência no serviço, na gestão e na integração para todos os clientes. 
 
Para fechar com chave de ouro a agenda da diretoria, foram feitas visitas de relacionamento aos órgãos públicos e instituições de Imperatriz para apresentar as atividades executadas pela distribuidora, como as ações voltadas para o programa de Tarifa Social, E+ Reciclagem, E+ Geladeira Nova e patrocínio com o Centro de Assistência Profissionalizante do Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz – Cenapa. Além de findar parcerias que promovam qualidade e bem-estar para todos os 2,5 milhões de cientes atendidos no estado. 
 
A gerente de relacionamento da Regional Sul em Imperatriz, Mirelly Carvalho, destaca que aproximar a gestão do cliente é fundamental para a construção de estratégias que melhorem a qualidade dos serviços da distribuidora. “Essas iniciativas reforçam o compromisso da Equatorial de garantir bons serviços para nossos consumidores. E nós da regional Sul estamos trabalhando incansavelmente ao longo desses três anos para fazer uma gestão eficiente que garanta benefícios e facilidades para nossos clientes, a exemplo da Tarifa Social, troca de geladeiras e entrega de lâmpadas de leds para população baixa renda de Imperatriz e cidades da região,” pontua. 
 
Durante uma das visitas, um morador do bairro Ouro Verde, Abraão Rabelo, avaliou a qualidade do serviço prestado pela Equatorial. “Em relação ao trabalho e à prestação de serviço dos funcionários, somos muito bem atendidos, os colaboradores são todos muito solícitos. Para mim, é o melhor serviço que tem. Você liga no 116 e é prontamente atendido, a equipe se desloca e vem te atender, os funcionários são muito educados, nos atendem e tiram nossas dúvidas”, relata. 
  
A expectativa é que, em vista da ampla atuação da companhia no estado, atividades como estas, que permitem o intercâmbio entre diretoria, líderes, colaboradores e cliente, sejam cada vez mais frequentes, pois, estimula melhorias no processo e no consumo da energia elétrica na sociedade.   
   
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão 
 

Leia também