Imperatriz terá novo Hospital de Campanha no Centro de Convenções

A ação é resultado da articulação entre ACII, SES-MA, SEINC, Agemsul e a empresa Suzano para atender e reduzir casos de Covid-19

Ambulatório montado no ano passado em Imperatriz

O Centro de Convenções de Imperatriz mais uma vez será um espaço de combate à pandemia do coronavírus, com a implantação do Hospital de Campanha estadual, implementado por meio de uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Secretária de Estado da Saúde (SES-MA), Secretária de Estado da Indústria, do Comércio e da Energia (SEINC), Agemsul (Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense) e a empresa Suzano.

Segundo informações do presidente da ACII, Edmar Nabarro, a montagem do local começará nesta terça-feira (23) e a previsão é que o Hospital de Campanha esteja finalizado no prazo de 15 dias. “A montagem começa imediatamente e acredito que o espaço esteja funcionando em cerca de duas semanas. Evidentemente que vamos acelerar os trabalhos na tentativa de que o funcionamento possa começar até um pouco antes”, disse.

O presidente da Agemsul, Frederico Ângelo, destacou como a junção das instituições da iniciativa privada e pública tem sido essencial no combate à pandemia. “Essa articulação é muito importante, principalmente, por se tratar da proteção da vida. Por isso a gente passa por cima de algumas questões, para que essas diretrizes alcancem o principal que, no caso, é a população da nossa região. Esse trabalho nós já começamos há aproximadamente 10 dias, eu e o presidente da Associação Comercial, quando tivemos o primeiro diálogo com o professor Carlos Lula. Ele prontamente se disponibilizou, o que possibilitou iniciarmos as tratativas, que derem certo e teremos esse hospital para a nossa região. Com certeza, será uma ferramenta que veio para nos ajudar nessa crise que estamos tendo com o Covid-19”, explicou Ângelo.

Ele lembra, ainda, da montagem do ambulatório no Centro de Convenções em maio de 2020 e como o espaço atual é diferente, que vem para atender uma necessidade emergencial de Imperatriz e Região. “O ambulatório ‘A união traz a cura’ foi um momento de voluntarismo, uma junção entre prefeitura, estado, universidades, sindicatos e várias outras entidades da sociedade que fizeram aquilo acontecer  no ano passado, mas não havia no local atendimento de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) ou internação. Esse agora será um ambiente mais complexo. Vamos atender a necessidades maiores que temos atualmente. Naquela época, o atendimento ambulatorial era mais necessário. Agora, será atendimento de gravidade, pois tem muita gente em estado grave e lotando a rede hospitalar, tanto a publica, quanto a particular”, frisou o presidente da ACII.

O Maranhão já registra mais de 215 mil casos de Covid-19, tendo 9.207 casos ativos e 4.936 óbitos. Em Imperatriz, são mais de 10 mil casos já confirmados, com 307 ativos e 444 óbitos. (Por Lorena Lacerda)