Hospital de Campanha no Centro de Convenções entra em atividade esta semana

A previsão é que o hospital seja entregue nesta terça-feira (9) para iniciar os atendimentos

O novo Hospital de Campanha de Imperatriz, localizado no Centro de Convenções, inicia suas atividades nesta semana, com previsão para entrega nesta terça-feira (9). Com 60 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, sendo 10 de UTI (Unidades de Tratamento Intensivo), o espaço também contará com um ambulatório para o atendimento de casos que não necessitam de internação. O projeto do Hospital de Campanha surgiu a partir da articulação da iniciativa privada e pública, envolvendo a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a Secretária de Estado da Saúde (SES-MA), a Secretária de Estado da Indústria, do Comércio e da Energia (SEINC), a Agemsul (Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense) e a empresa Suzano.

A montagem do Hospital teve início no dia 22 de fevereiro, com trabalho intenso das equipes para entregar o espaço o mais rápido possível, uma vez que Imperatriz vive uma situação alarmante com aumento no número de casos e a lotação dos hospitais com leitos exclusivos para o tratando da Covid-19. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado neste domingo (7), a rede pública estadual encontra-se com ocupação de 96,72% para leitos de UTI e 95,65% para leitos de internação, não muito diferente da rede municipal, que apresenta ocupação de 81,25% nas UTIs e 55,17% nos leitos de internação. Além disso, desde o último mês, a cidade mantém o número de casos ativos superior a 300.

O presidente da ACII, Edmar Nabarro, avalia que esse é o momento de exercer o lado social do setor empresarial diante da gravidade que se encontra o sistema de saúde da cidade. “Vamos atender à necessidade que estamos tendo na cidade, tem muita gente em estado grave e lotando a rede hospitalar, tanto a publica quanto a particular. E isso é resultado da Associação Comercial novamente protagonizando o lado social do setor empresarial. O setor empresarial é rendimento, mas também tem o lado social. Então, a associação nada mais é que a voz do setor produtivo e setor oferece esse espaço em nome de salvar vida, esse é nosso objetivo”, afirma Nabarro.

O gerente de Relações Coorporativas da Suzano, Rakel Dourado Murad, comentou sobre a participação da empresa na ação e a relevância de união para o enfretamento desse momento: “Nossa preocupação se deu diante do aumento do número de casos confirmados de coronavírus na região, refletindo no crescimento da taxa de ocupação de leitos e UTIs exclusivos para tratamento da doença nas redes privada, municipal e estadual. Essa nova unidade ampliará de forma expressiva a capacidade de atendimento na cidade. Enquanto a pandemia não acabar, acreditamos que é preciso continuar unindo forças para salvar vidas”.

O secretário da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, enfatizou a importância do trabalho coletivo que resultou na montagem do hospital e de seguir as normas de prevenção. “Temos que agradecer a parceria com a empresa Suzano e a Associação Comercial, que viabilizam a montagem dessa estrutura no espaço do Centro de Convenções. É muito importante que todos nós tenhamos exata dimensão do que está ocorrendo, como o Governo do Estado e cada um de nós está dando sua contribuição. É muito importante a higienização das mãos, o uso da máscara e o distanciamento para que a gente possa diminuir o impacto dessa segunda onda que está acontecendo no estado do Maranhão”, disse Simplício.

Com o novo Hospital de Campanha, Imperatriz passará a contar com 301 leitos exclusivos para o tratamento da covid-19, entre a rede municipal e estadual. Contudo, apesar do número significativo de leitos, as autoridades alertam para a importância de manter todos os cuidados preventivos como o uso de máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento social. (Por Lorena Lacerda)