Festival de Natal Equatorial apoia cultura maranhense com apresentações de artistas locais

Coral São João, Orquestra Big Band, Flávia Bittencourt e as convidadas Emanuele Paz, Enme e Djuena Tikuna estão entre as atrações do evento

Coral São João, Flávia Bittencourt, Enme, Emanuele Paz, Orquestra Big Band e Djuena Tikuna, são os artistas maranhenses escalados para o Festival de Natal Equatorial

Reafirmando o compromisso em apoiar a cultura do Estado do Maranhão, o Festival de Natal Equatorial, que acontece nos dias 15 e 16 de dezembro, com shows gratuitos, sempre a partir das 19h, na Praça Maria Aragão, em São Luís, traz artistas maranhenses em seu line-up. O Coral São João, que tem mais de 45 anos de história, inicia o evento com a apresentação do concerto de Natal. Na sequência, Seu Jorge e Vitor Kley sobem ao palco.  No segundo dia do evento, a Orquestra Big Band, da Escola de Música do Maranhão, será a primeira apresentação da noite, que terá ainda os shows de Flávia Bittencourt e suas convidadas Emanuele Paz, Enme e Djuena Tikuna. A cantora e compositora Maria Gadú encerra a segunda edição do festival.

Com a proposta de renovar o público da música instrumental, o festival traz um concerto de Natal com o Coral São João, fundado e regido pelo maestro Fernando Elias Mouchreck. O grupo de canto coral independente vem desenvolvendo suas atividades artísticas e culturais com o propósito de levar o canto coral do Maranhão a todos os amantes da música. Além disso, a Big Band Emem Jazz, grupo instrumental formado por alunos e professores da Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem) e convidados Djalma Chaves, Guilherme Júnior, Adriana Bosaipo , Vocal Vem Cantar, Carlos Alfredo e Emme também se apresentarão. Sob regência do professor Thales do Vale e coordenação do professor Daniel Cavalcante, o repertório da banda é versátil, com variedade de gêneros, proporcionando uma experiência musical enriquecedora e diversificada, passando por obras que vão do jazz à música oriunda da cultura popular.

Flávia Bittencourt traz em suas composições e apresentações a autenticidade de suas raízes culturais nordestinas, adicionando uma riqueza única à sua música. As performances da artista apresentam o canto acompanhado do violão, ukulele, piano e percussão. Em 2023, a maranhense conquistou o primeiro lugar no Festival de Sanremo, na Itália, com sua canção Vazio.

Representando o tradicional reggae maranhense, Emanuele Paz será uma das convidadas de Flávia. Em seu repertório, canções autorais dividem a cena com músicas interpretadas por mulheres eternizadas na história, trazendo à tona, em vibrações sonoras, a potência do feminino. Seu atual show, o LADO B, é uma experiência intimista que busca trazer músicas que não são tocadas comumente, usando referências como Gal Costa, Tulipa Ruiz, Ana Cañas entre outras.

Enme é produtora cultural, cantora e compositora que une ritmos regionais ao rap. No início de 2022, a artista queer lançou seu primeiro disco de estúdio intitulado “Atabake”. O projeto construído durante a pandemia foi inspirado no Bairro da Liberdade, quilombo urbano onde reside. Dividido em três atos, Enme traz uma sonoridade única que mistura afrobeats, trap, funk e cultura popular do Maranhão.

Djuena Tikuna fez história em 2017 ao se tornar a primeira indígena a produzir e protagonizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas, em mais de 120 anos de existência do local, onde lançou o álbum Tchautchiüãne, indicado ao Indigenous Music Awards, maior premiação da música indígena mundial. A cantora é uma das pioneiras em interpretar o hino nacional do Brasil, em língua materna, com o qual se apresentou na abertura dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

O Festival de Natal é patrocinado pela Equatorial Maranhão por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, tendo sua curadoria por Rafaello Ramundo, da Novo Traço, uma das principais empresas de produção cultural do país.

Sobre a Equatorial Maranhão

Com atuação em todo o estado, a Equatorial Maranhão trabalha muito além da distribuição de energia. Dentre as suas ações de responsabilidade socioambiental, o apoio à cultura faz parte dos investimentos da empresa, por acreditar e valorizar a cultura como ferramenta de transformação social. A empresa é propulsora do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas, por um futuro melhor. A empresa pertence ao Grupo Equatorial, o terceiro maior grupo de energia do Brasil.

Sobre Novo Traço

Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do Festival Natal Equatorial, a agência também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, TIM Music Rio, Prudential Concerts, entre outros.

Festival Natal Equatorial

Datas: 15 e 16 de dezembro

Local: Praça Maria Aragão – Centro/ São Luís – MA

15/12 – Sexta-feira – Coral São João – Vitor Kley – Seu Jorge