Feirão do Imposto: Dia D é realizado sábado (22) em Imperatriz

Além da conscientização sobre a carga tributária, empresas da cidade irão oferecer produtos com subsídio

O Dia D do Feirão do Imposto acontece no próximo sábado, dia 22, em novo formato. Em todo o Brasil, acontecerão ações online e/ou híbridas, devido às orientações do Ministério da Saúde para manter distanciamento social. Em Imperatriz, alguns empresários irão receber o press kit da campanha, contendo explicações sobre o Feirão, além de informar para o público digital diversas empresas da cidade que vão oferecer produtos com subsídio.

“Nossa preocupação com o Dia D sempre foi evitar aglomerações, sem deixar com que as pessoas pudessem ter um contato mais concreto com as questões dos impostos aplicados em produtos e serviços. Essa ação foi desenvolvida para manter a conscientização e os cuidados com a saúde”, explica o vice-presidente do Conjove, Dysley Oliveira.
Para ter acesso a lista de empresas que irão ofertar tais produtos, é preciso acessar a página do Conjove no Instagram (@conjoveacii) no sábado, dia 22. Além dessa ação, que é o grande marco do Feirão, também foram realizadas palestras com estudantes, capacitações, sobre a reforma tributária.

Com o slogan “Por um Sistema Tributário mais Justo”, o Feirão do Imposto em todo o país tem por objetivo conscientizar a população sobre a quantidade de impostos embutidos nos produtos e serviços, o qual é um dos obstáculos para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil, quando não se tem a aplicação adequada desses impostos, pelos responsáveis, na esfera pública. Neste ano, a ação almeja uma reforma tributária balizada nos seguintes pilares:
• Combate às desigualdades;
• Geração de empregos e empreendedorismo;
• Crescimento econômico e competitividade;
• Simplificação e transparência;
• Tributos como instrumento de cidadania.

Dados – No país, foram mais 960 bilhões de reais de tributos, só em 2021. Em Imperatriz este número ultrapassa 350 milhões. Este são dados do Impostômetro, ferramenta contadora de impostos. Dados do Índice de Retorno e Bem-estar Social demonstram, também, que o Brasil é um dos que mais cobram impostos e menos aplicam em retorno social para a população.

Outras informações – O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina, com propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população e se tornou conhecida nacionalmente. No ano de 2012 teve uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.
Atualmente, capitaneado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), o Feirão do Imposto acontece em 20 estados da federação. Em Imperatriz, o Feirão do Imposto é realizado pela Associação Comercial de Imperatriz (ACII) e Conselho de Jovens Empresários da ACII (CONJOVE), alinhados com a CONAJE.