“Existe a necessidade de um evento para animar o mercado”, diz presidente da ACII sobre o 1º Circuito ACII de Negócios

Em entrevista, Edmar Nabarro, presidente da ACII, explica como será a realização do circuito, que promete fomentar os negócios da região tocantina

Devido à pandemia, empreendimentos do comércio e indústria sofreram com a recessão e o fechamento de suas portas. E pensando neste momento, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) realizará o 1º Circuito ACII de Negócios, que acontece de 15 a 24 de outubro, no Imperial Shopping. Em entrevista, o presidente da entdidade, Edmar Nabarro, explica como funcionará o evento, que tem por objetivo animar o mercado e oferecer mais oportunidades para as empresas da região.

Como surgiu a ideia de realizar o 1º Circuito ACII de Negócios?

Nabarro – Todos os anos a Associação realiza a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz, Fecoimp. Porém, ano passado, devido à pandemia, não aconteceu. Este ano faríamos, mas cedemos o espaço [Centro de Convenções] para o funcionamento do Hospital de Campanha. Mas ainda existia a necessidade de um evento para fomentar os negócios na cidade e animar o mercado da região. Então decidimos fazer um evento menor, no Imperial Shopping. Inicialmente seria para substituir a Fecoimp este ano, mas vimos que a ideia foi tão boa que decidimos manter no nosso calendário. Então, faremos tanto a Fecoimp quanto o Circuito ACII de Negócios, já a partir do ano que vem.

O circuito tem entre os objetivos impulsionar os negócios em Imperatriz neste momento de pandemia. Como você acredita que o vírus impactou a cidade?

Nabarro – O fechamento geral do setor produtivo: comércio, indústria e prestação do serviço, precarizou e impactou os negócios, pois gerou uma recessão muito grande. Na primeira e segunda onda se gerou muitas dificuldades de trabalho: falta de insumo e acometimento de inflação. Mas acreditamos que este será o momento para virar a página.

Dentro desse contexto da pandemia, quais serão os protocolos seguidos como forma de prevenção à Covid-19 durante o evento?

Nabarro – No próprio Imperial Shopping já se há protocolos de higiene e segurança: testagem na porta, uso de máscara, distribuição de álcool em gel em todos os ambientes, além de um ar condicionado que tem filtros para neutralizar a transmissão da Covid-19. A estrutura dos nossos stands também foram pensadas para esse momento de pandemia, serão com espaços abertos e com distanciamento. Além de higienização todos os dias.

Qual será a programação do 1º Circuito ACII de Negócios, e quais empreendimentos serão contemplados?

Nabarro – Iniciaremos com a exposição das empresas de energia solar, pois Imperatriz é um polo em produção e vendas de placas. Tivemos um destaque muito grande na última Fecoimp, onde uma única empresa movimentou R$5 milhões em vendas de sistema solar. No circuito teremos 20 empresas, então nossa expectativa é que haja cerca de R$30 milhões em negócios.

No segundo momento teremos o espaço educacional e de oportunidades de emprego. Teremos no circuito diversas empresas que apresentarão seu portfólio de empregos e estágios como: Ceuma, Suzano, VLI, Porto do Itaqui, entre outros.

O terceiro momento será voltado para saúde, pois é preciso discuti-la neste momento de pandemia. E também teremos empresas de estética e beleza, pois Imperatriz é um grande prestador de serviço nessa área, e há um movimento muito pungente aqui desse setor.

O circuito contará com programação cultural?

Nabarro – Realizaremos um Festival Gastronômico virtual, que vai reunir restaurantes, bares e lanchonetes de Imperatriz; além de programações culturais com música e apresentações, apesar de estarmos um pouco limitados devido a esse momento de pandemia.

Quais serão as palestras oferecidas durante o evento e como o público pode se inscrever?

Nabarro – Teremos palestras de forma híbrida: presencial e online. Serão contempladas as áreas de marketing e comunicação, tecnologia, motivação e inteligência emocional.

Como estão as expectativas da associação para o 1º Circuito ACII de Negócios?

Nabarro – A venda dos stands foi bastante expressiva, temos apenas poucas unidades restantes. Hoje temos certeza absoluta que será um evento espetacular, e com muita aceitação dos nossos parceiros e apoiadores.