Estado em parceria com ApexBrasil capacita empresas maranhenses para exportação

A ApexBrasil conta com um Polo em Imperatriz por meio do PEIEX/MA através da Fapema

Na última segunda-feira (31), aconteceu na Sede da ACII, de forma virtual, a primeira Capacitação Coletiva do Peiex Maranhão, sediado na Fecomércio-MA em São Luís. O programa é destinado às empresas selecionadas com o objetivo de capacitar os empreendimentos para atuarem na área da exportação e avançar nos mercados internacionais e conta com um polo em Imperatriz coordenado pela Técnica do Polo, Alcídia Viera.

O principal objetivo do programa é oferecer suporte e qualificação às empresas locais, visando o início de suas jornadas no processo de exportação com planejamento e segurança. Com o PEIEX o Governo do Estado visa estimular o crescimento econômico de Imperatriz e fortalecendo a presença de empresas maranhenses no cenário global.

No total, 75 empresas maranhenses participarão do programa de qualificação. Imperatriz esteve com 8 representantes do Polo: Saborativo, Nutrientes AgroSal, Chamberry Pipocaria, Grãonulado Biscoiteira, Impero Alimentos, Doces Pioneiro, Moinho Imperador e Coyote Couros. Para alguns empreendedores as expectativas são sempre as melhores possíveis. “A minha expectativa e que dê tudo certo com a nossa capacitação e com o PEIEX para que eu consiga exportar meu produto para fora e levar o Maranhão para o mundo”, afirmou a empreendedora Mayara Chavéz da Chamberry Pipocaria.

A capacitação contou com palestras de abertura, ministradas pelo coordenador do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Carlos Jorge Macedo; e do gerente de Mercado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – Maranhão, Dênio Carneiro. Eles trataram sobre ações de promoção comercial, estratégias de mercado e comércio exterior.