Equatorial Maranhão e SEDES reforçam parceria para ampliar acesso à Tarifa Social de Energia

Equatorial Maranhão e SEDES reforçam parceria para ampliar acesso à Tarifa Social de Energia

Comunicação ACII
27 de outubro de 2025
11:47

Ação conjunta com os CRAS intensifica busca ativa e leva informação às famílias de baixa renda sobre os novos benefícios

A Equatorial Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES), segue fortalecendo as ações de busca ativa de famílias maranhenses aptas a receber a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A iniciativa, que também conta com o apoio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), tem como foco orientar a população sobre as novidades da Tarifa Social e garantir que o benefício chegue a quem mais precisa.

Com as novas regras do Programa Luz do Povo, a Tarifa Social garante 100% de desconto no valor da energia para quem consome até 80 kWh/mês, conforme a Medida Provisória nº 1.300/2025, do Governo Federal. Somado à isenção do ICMS concedida pelo Governo do Maranhão, o benefício representa uma redução significativa na fatura de energia para mais de 1,1 milhão de famílias em todo o estado. 

Para a Gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares, o objetivo da parceria é alcançar todas as pessoas que possuem os critérios para receber o benefício. “O nosso trabalho é garantir que essas famílias saibam do direito que têm e consigam acessar o benefício sem dificuldades. A parceria com a SEDES e os CRAS é essencial para ampliar o alcance da Tarifa Social, levando dignidade e economia para dentro das casas maranhenses”, afirmou Francila.    

Busca ativa e atualização cadastral

A Equatorial Maranhão e os órgãos parceiros estão intensificando ações de busca ativa, mutirões de atendimento e campanhas educativas nos municípios, para alcançar famílias que ainda não possuem o benefício. Um dos requisitos é manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado junto ao CRAS, procedimento que deve ser feito a cada dois anos para garantir a continuidade do desconto.

A senhora Maria Eunice da Conceição, beneficiária da TSEE, destacou a satisfação em manter o benefício ativo e a importância dele no orçamento familiar. “Depois que comecei a receber o desconto da Tarifa Social, a conta ficou bem mais leve. Antes eu vivia preocupada, agora tenho mais tranquilidade para cuidar da minha casa e comprar o que precisa. Além disso, por estar na Tarifa Social e manter meu cadastro atualizado, ganhei uma geladeira novinha numa ação da Equatorial. Foi uma bênção, porque ajudou ainda mais no orçamento da minha família”, contou Maria Eunice.

Descontão Social: oportunidade de quitar dívidas com condições especiais

Recentemente, a Equatorial Maranhão lançou o Descontão Social, uma campanha de renegociação exclusiva para clientes cadastrados na Tarifa Social e com consumo de até 80 kWh/mês. Até o dia 30 de novembro de 2025, será possível negociar débitos com entrada facilitada (5% do valor, limitada a R$ 200,00), parcelamento em até 120 vezes, descontos de até 40% e 100% de isenção de juros, multas e correções.

A iniciativa reforça o compromisso da Equatorial Maranhão com a inclusão social e o consumo consciente, ajudando as famílias a manterem suas contas em dia e o fornecimento de energia regularizado.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Leia também