Estratégias essenciais na elaboração de um Plano de Marketing

Entenda os pontos essenciais no plano de marketing de uma empresa

O Plano de Marketing é um guia que serve para nortear as ações do setor com a missão de alcançar os objetivos propostos e colaborar para o crescimento da empresa.

Elaborar um planejamento de marketing é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Aqui estão algumas diretrizes para ajudar na elaboração de um plano de marketing eficaz:

1. Entenda seu negócio

Antes de iniciar o planejamento, é crucial entender o ambiente em que a empresa está inserida. Isso inclui uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), identificando os pontos fortes e fracos internos, bem como as oportunidades e ameaças externas.

Exemplos:

Força – Uma empresa de tecnologia pode ter como força uma equipe altamente qualificada de desenvolvedores, proporcionando uma vantagem competitiva no desenvolvimento de produtos inovadores.

Fraqueza: Uma empresa de varejo online pode ter como fraqueza uma infraestrutura de logística que não é eficiente o suficiente para garantir entregas rápidas, o que pode impactar a satisfação do cliente.

Oportunidade – Um fabricante de veículos elétricos pode identificar a crescente conscientização ambiental como uma oportunidade de investir em tecnologias mais sustentáveis.

Ameaças – Uma empresa de turismo pode enfrentar a ameaça de mudanças nas políticas de visto, o que poderia reduzir o número de turistas estrangeiros, afetando negativamente as receitas e a demanda por serviços turísticos.

Esses são exemplos simplificados, e as circunstâncias específicas de cada organização podem variar. A análise SWOT visa fornecer uma visão abrangente da situação interna e externa da empresa, facilitando a tomada de decisões estratégicas informadas.

2. Definição do público-alvo

Como você já sabe o DNA do seu negócio, terá uma boa pista de que público deseja atingir.

Mas para ter certeza, o ideal é destrinchar o seu público e definir claramente sua Persona. 

O site “O Fantástico Gerador de Personas”, pode te ajudar nessa etapa.

Exemplo: persona “Ana”, 30 anos, interessada em moda sustentável, ativa nas redes sociais.

3. Definição de objetivos de marketing

Um objetivo precisa ter número e prazo, assim, será possível determinar se seu plano de marketing teve sucesso ou não.

Trace metas desafiadoras e realistas para seu projeto como um todo e para setores internos específicos. Essas metas precisam ter acompanhamento de processos e o envolvimento de toda a organização e seus colaboradores, sejam eles de venda, de marketing, RH e outros setores.

Exemplo: Aumentar as vendas online em 30% no próximo trimestre.

4. Estratégia de marketing

Os 4Ps do Marketing se resume em:

Produto: descrição detalhada do produto/serviço, diferenciais, etc. Exemplo: Lançamento de uma linha de sapatos feitos a partir de materiais reciclados, como garrafas plásticas recicladas e solados produzidos com borracha reciclada. 

Preço: Posicionar os sapatos sustentáveis em uma faixa de preço acessível. A marca pode oferecer descontos para clientes que tragam seus sapatos antigos para reciclagem ou que participem de programas de fidelidade sustentáveis.

Praça (Distribuição): canais de distribuição utilizados. Exemplo: Venda direta pelo site e parcerias com lojas locais.

Promoção: estratégias de divulgação (publicidade, redes sociais, SEO, etc.). Exemplo: Campanha publicitária no Instagram e Facebook com influenciadores.

5. Orçamento de marketing

Obtenha recursos financeiros para cada estratégia e ação de marketing. Exemplo: destinar 30% do orçamento para anúncios online e 20% para eventos promocionais.

‌As principais plataformas para criar e publicar anúncios são Facebook Ads e Google Ads.

6. Plano de ação

Com as ações definidas pelo menos para os primeiros meses de funcionamento do negócio, está na hora de criar um cronograma com as etapas do plano de marketing.

Liste as tarefas, responsáveis, prazos e recursos necessários para cada ação de marketing.

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7. Monitoramento e mensuração

Implemente métricas de desempenho para avaliar a eficácia do seu plano. Utilize ferramentas analíticas para monitorar o progresso em relação aos objetivos estabelecidos.

Em 2019 o Ramper Marketing foi eleito a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.

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Para o monitoramento uma outra dica é o mLabs. Acompanhe seu desempenho em um só lugar de maneira intuitiva e descomplicada.

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A mLabs possui integração com a mLabs DashGoo, plataforma para criação de relatórios avançada, que permite automatizar a geração de reports e criar dashboards de diversas mídias, incluindo Google Ads, Meta Ads e LinkedIn Ads. A inclusão da mLabs DashGoo à assinatura da mLabs é possível pelo adicional de R$ 9,90/mês. 

Agora que você já sabe quais os pontos essenciais para desenvolver um plano de marketing de uma empresa, leia este artigo e descubra como automatizar os processos e otimizar os custos e esforços do seu negócio!

Assessoria ACII

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