Campanha Junho Vermelho incentiva doação de sangue

Em Imperatriz, o atendimento é agendado por WhatsApp e a doação pode ser feita em horário comercial

O mês de junho costuma ser um período em que há uma baixa nos bancos de sangue, e com a pandemia o alerta acendeu mais ainda. Mas o que não baixa mesmo é a procura por bolsas de sangue, por isso, a importância de incentivar a doação. Com esse objetivo foi criada a campanha Junho Vermelho para reforçar as ações e captar doadores de sangue, mês escolhido porque abriga o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
Segundo dados do Hemomar, no comparativo do primeiro trimestre de 2021 com o mesmo período de 2019 (pré-pandemia), na hemorrede, houve a queda foi de 14,8% nas doações de sangue, com 25.426 (2019) e 21.682 (2021) bolsas. A hemorrede é formada por São Luís, Santa Inês, Caxias, Balsas, Pedreiras, Codó, Imperatriz e Pinheiro.


Em Imperatriz, os dados ratificam, ainda, que a pandemia diminuiu as doações, por exemplo, houve mês que foram apenas 600 bolsas, mas felizmente o número tem aumentado. “Abril foi o nosso melhor número, conseguimos coletar 1.200 bolsas. No entanto, ainda é necessário que as pessoas continuem procurando os serviços”, explica o coordenador do Hemonúcleo de Imperatriz, Robson Barbosa.


Embora o estoque esteja estável na cidade, não se pode descuidar das doações é o que esclarece o coordenador. “A gente precisa de uma demanda de doação espontânea para suprir os casos de emergência. Os nossos estoques suprem o que está dentro do previsto, como cirurgias eletivas, mas temos as situações de emergências e para isso precisamos ter o estoque de reserva. Por isso, a importância dos doadores, afinal Imperatriz atende toda essa região”.
Quando se trata do tipo de sangue, ele explica que os estoques mais baixos são os de fator negativo, a exemplo de AB e B, porém isso não significa que não se precise de doadores dos demais grupos. E os que desejam ser um doador, basta procurar o hemonúcleo com documento com foto, passar por uma triagem, realizar a coleta de sangue e fazer uma bateria de exames gratuitos. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h e com horário agendado pelo WhatsApp 99 99178-2541 para evitar aglomeração.


Campanha – Sabendo da importância da doação de sangue, A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, desenvolveu uma campanha de doação junto com os conselhos e diretores da entidade. A ação fortalece o lado social da instituição que se preocupada com o desenvolvimento não apenas do setor produtivo, mas com toda a sociedade imperatrizense.


Orientação – Os doadores devem ter de 16 a 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável), estar bem de saúde e ter mais de mais de 50 kg. Além disso, é importante estar bem alimentado. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Restrição – As pessoas que tiveram covid-19 só podem doar após 30 dias de cura. Quem também foi vacinado contra a doença, fica impedido de doar por 7 dias se o imunizante foi da Pfizer e da AstraZeneca. Já que recebeu CoronaVac o prazo é 48h.


Impedimento – Além de procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves, a exemplo da Doença Falciforme e Talassemia. Mas existem os impedimentos definitivos para ser doador de sangue, eles são:

  • Ter passado por um quadro de hepatite, após os 11 anos de idade;
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Malária.

Leia também