Banco do Nordeste supera R$ 66 milhões financiados para atividade industrial no Maranhão

O Banco do Nordeste anunciou o crescimento de 33% na aplicação de recursos no setor industrial maranhense durante Expo Indústria 2023

São Luís (MA), 14 de novembro de 2023 – O Banco do Nordeste (BNB) registrou R$ 66,5 milhões financiados para indústrias no Maranhão até o mês de outubro de 2023. O volume de crédito é 33% maior do que o aplicado no mesmo período do ano passado, e revela o crescimento da demanda por recursos pelo setor produtivo no estado. O anúncio foi feito pela instituição financeira durante Expo Indústria 2023, principal feira multissetorial do Norte-Nordeste, realizada em São Luís, nos dias 9 a 12 deste mês.

A empresa maranhense ABF Engenharia foi financiada pelo Banco do Nordeste para ampliar suas atividades industriais no segmento de produção de estruturas metálicas, suplementos e equipamentos

Segundo o superintendente estadual do BNB no Maranhão, Isaque Nascimento, a atividade industrial representa uma das bases produtivas fundamentais para a economia maranhense. “Temos ciência da relevância da atividade industrial para o Maranhão, em todos os setores produtivos e em todos os portes. Por isso, temos atuado com foco em firmar parcerias e fortalecer nossas estratégias de atendimento para que ampliemos o crédito para as indústrias e, assim, impulsionemos de forma significativa a economia do estado. Nossa presença na Expo Indústria, como patrocinadores e expositores é uma das frentes desse trabalho de apoio creditício aos empreendimentos industriais”, explica.

Para apresentar as oportunidades de crédito e as soluções financeiras disponibilizadas, o Banco do Nordeste realizou palestras orientativas e manteve estande de atendimento com uma equipe especializada para atender ao público participante no Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) na Expo Indústria 2023. Com o tema “Indústria – O futuro passa por aqui”, a feira propôs debates acerca dos desafios e inovações que se apontam com vistas ao maior desenvolvimento do setor industrial, enfatizando temáticas como ESG, Tecnologia, Inovação e Capital Humano.

A empresa maranhense ABF Engenharia atua no atendimento de multinacionais dos setores portuários e construção civil com fornecimento de estruturas metálicas e serviços

O BNB atua com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), com taxas e condições de pagamento diferenciadas, já que se trata de recursos constitucionais. Para o setor industrial, o BNB dispõe do FNE Industrial como oportunidade para investimentos que viabilizam modernização, ampliação de capacidade produtiva, aumento de competitividade e inserção em novos mercados.

Empresas de pequeno, médio e grande porte, ou seja, com faturamento a partir de R$ 4,8 milhões ao ano, podem ter acesso a financiamentos por meio do FNE Industrial, com prazos de até 15 anos para pagamento e carência que pode chegar a 5 anos para início da quitação. Os recursos podem ser aplicados para aquisição de empreendimentos com unidades industriais em construção ou já construídas, ou ainda para reforma e ampliação de benfeitorias e instalações, aquisição de veículos utilitários, máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, e para capital de giro associado ao investimento.

A ABF Engenharia é um dos empreendimentos financiados pelo Banco do Nordeste no segmento industrial. A empresa que iniciou para atender a demanda de equipamentos e suplementos portuários no Maranhão, recebeu o apoio do BNB e cresceu. “Com a parceria do Banco do Nordeste passamos de uma microempresa para um empreendimento de médio porte, com capacidade para fornecer equipamentos e suplementos especializados para as principais multinacionais atuantes nas áreas de mineração e portos no Maranhão, bem como para fabricação de estruturas metálicas para médias e grandes construções. A partir do financiamento, pudemos comprar galpões e adquirir máquinas de fabricação, corte, dobra e usinagem, fundamentais para o nosso negócio”, conta o engenheiro ferroviário e proprietário, Adail Barros.

Em toda a área de atuação, o Banco do Nordeste já aplicou R$ 2,3 bilhões com empreendimentos industriais, em cerca de 4 mil operações. Interessados em acessar a linha de crédito, podem acessar o Portal do BNB ou procurar uma das 29 agências bancárias instaladas por todo o estado do Maranhão.

Para mais informações sobre linhas de crédito, acesse o site.