Arraiá virtual busca arrecadar recursos para auxiliar Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis

A Universidade Federal do Maranhão (Ufma), campus de Imperatriz, realizará, na próxima sexta-feira (02), o “Arraiá Virtuá Solidário” em prol de arrecadar recursos para auxiliar a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (ASCAMARI) na compra de um caminhão. O arraiá ocorrerá das 19h às 21h no YouTube Ufma Imperatriz (ufmaoficial) e contará com algumas atrações culturais.

Para a festança junina solidária, já estão confirmados casais de quadrilheiros da Xodó Junino, o cantor e compositor Paulo Maciel, Nelin Sanfoneiro, Reginaldo Percussão e outros. A proposta do arraiá surgiu a partir da dificuldade da associação exercer suas funções de forma adequada.

“Eles entraram em contato com a UFMA para que nós auxiliássemos na compra de um caminhão, pois boa parte dos resíduos está indo para o lixo devida a ausência deste veículo. Com a realização do arraial, poderíamos estar apoiando a manutenção do trabalho dos associados e melhorando a qualidade do meio ambiente por meio da conscientização e coleta destes resíduos recicláveis”, pontua o diretor da Ufma Imperatriz, Daniel Pereira.

Ascamari – A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz iniciou os trabalhos em 21 de abril de 2010, com instalações no bairro Vila Redenção II e, atualmente, localiza-se no bairro Recanto Universitário. A entidade começou com cinco colaboradores, hoje são cerca de 50 trabalhadores que vivem com a renda dos materiais recicláveis.

Segundo dados do Município, de janeiro a maio deste ano foram coletadas 222.293 toneladas de recicláveis. Destaque para o papelão com 106.244 toneladas, o ferro com 34.000 e plásticos diversos com 16.419 toneladas. De acordo com a prefeitura, a coleta seletiva municipal conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), coleta de porta em porta e a participação de 82 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral.