ACII e 50º BIS ratificam parceria visando desenvolvimento de Imperatriz

O principal assunto da reunião foi o incentivo para que empresas do município participem dos pregões da entidade

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), representada pelo presidente Edmar Nabarro e pelo vice-presidente, Sergio Godinho, reuniu-se com o 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS) a convite do comandante, Coronel Genial. Na oportunidade, foi apresentada a estrutura do batalhão, a área de atuação e as ações sociais realizadas pelo Exército em Imperatriz. Objetivo é estreitar laços com a comunidade local por meio de entidades representantes, a exemplo da ACII.

Em pauta, ainda, foi debatido o fomento da economia local por meio da participação de empresas da cidade nos pregões do 50º BIS. “Importante destacar que temos, claro, pautados na transparência pública processos licitatórios em que empresas da cidade não concorrem. Muitas que concorrem são de fora, e a dificuldade de logística é um dos desafios que enfrentamos”, explica o comandante.

Visando a defesa do fortalecimento da representatividade dos diversos setores produtivos do município, a ACII estudará uma forma de consultoria aos empresários para que participem destes pregões. “Estamos passando por um momento delicado dentro das empresas e esta pode ser uma opção para que elas ganhem um fôlego. Esses pregões abrem um leque de atuação delas o que é muito positivo”, pontua o presidente Edmar Nabarro.

Os processos licitatórios mencionados são pautados em princípios que regem toda Administração Pública, a exemplo da Legalidade, Publicidade, Moralidade e outros. Regulamentados, também, pelas leis de licitação. Além disso, o trâmite é disponível para consulta pública. “Todo o processo tem sido digital e as informações são disponíveis para que os interessados e a população acompanhem”, destaca o setor de licitação do 50º BIS.

Documentação – A empresa que deseja participar dos pregões devem ter certificado digital, cadastro do site de compras governamentais, documento de identidade, registro comercial, entre outros.Quem é Microempreendedor Individual (MEI) deverá ainda inserir o Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos.

Pregões – Dentre os disponíveis, estão: locação de veículos, serviço gráfico, material permanente de saúde, material de informática, gêneros alimentícios, bens imóveis, peças de automóveis e outros.