Orientar a população sobre a importância aos cuidados da saúde masculina, foi um dos objetivos de uma ação realizado pelo Curso de Medicina, campus Imperatriz. O momento ocorreu no Imperial Shopping, na data em que se comemorou o Dia do Homem.


Segundo dados do Programa Nacional de Saúde (PNS), em 2019 o número de homens (69,4%) que foram ao médico foi inferior ao número de mulheres (82,3%). Por isso, é fundamental promover a valorização dos cuidados com a saúde do homem.


Jeovanna Miranda, acadêmica da Turma M3, explica que: “durante a ação nós elencamos dicas para hábitos saudáveis como, ingerir ao menos dois litros de água por dia, evitar bebidas alcoólicas e cigarros, manter a prática de atividade física, além de procurar uma Unidade de Saúde regularmente”.


Marcelo Araújo também foi um dos acadêmicos que integraram a ação. Segundo ele, a conscientização é fundamental para prevenir comorbidades que são frequentes no público masculino como o câncer de próstata e doenças respiratórias. Marcelo complementa, ainda, que: “tivemos a oportunidade do mecanismo de abordagem ao público, contribuindo de forma significativa para nossa formação acadêmica, visto que, despertamos o interesse dos homens em buscar a prevenção e auxílio médico”.

Gabriel Severino
ASCOM Ceuma Imperatriz