Acadêmicos de Direito da Universidade Ceuma Imperatriz garantem aprovação no seletivo do Ministério Público e Defensoria Pública do Maranhão

Vinte acadêmicos do curso de Direito da Universidade Ceuma Campus Imperatriz foram aprovados em processos seletivos pertencentes a órgãos públicos do estado. Foram eles o II Processo Seletivo Unificado para Estágio de Graduação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão e o Estágio Não-Obrigatório de Graduação e Ensino Profissional do Ministério Público do Maranhão. 

O resultado faz parte do esforço da coordenação de curso e do corpo docente (formado por profissionais qualificados – mestres e doutores), bem como do engajamento dos alunos, que foram avaliados através de prova escrita e avaliação curricular. Além disso, a estrutura do curso conta com a Central de Digitalização e Migração, composta por 20 acadêmicos, selecionados e treinados para operar a migração de processos físicos para o ambiente virtual do Processo Judicial Eletrônico – Pje.

A coordenadora do curso de Direito, Professora Ma. Claudia Meira, ressalta o compromisso do corpo institucional na construção do currículo dos estudantes. 

“Essa é apenas uma das muitas vitórias que virão, em detrimento do compromisso e qualidade do Grupo Ceuma, bem como do trabalho em equipe realizado pela coordenação do Curso e corpo docente. E claro, do empenho e comprometimento de cada um dos nossos alunos com o processo de formação acadêmico-jurídico-profissional. Tal feito se deve a um trabalho realizado em conjunto, onde cada um tem dado o seu melhor na construção de um saber sólido, real e condizente com o contexto profissional”, exprime com orgulho a coordenadora.

O Juan Tállyson Lima Morais é acadêmico do 5º período e conta que ser aprovado nos dois seletivos exigiu foco e dedicação desde o início da graduação. 

“O seletivo do MP exigiu de cada aprovado uma trajetória excepcional ao longo de cada período estudado. Então, em cada semestre eu fiz o possível para que a somatório das notas se mantivesse alta, o que exigiu dois anos de preparação. Já no DPEMA foi prova mesmo, o que exigiu o estudo do conteúdo disponibilizado em edital.

Sobre essa conquista, ele afirma que o maior desafio é conciliar trabalho e estudo, tendo em vista que trabalha desde o primeiro ano de curso. Porém, se diz aliviado por conseguir uma oportunidade enriquecedora e remunerada. 

“Foi um alívio imenso ser aprovado nesses seletivos. Tendo contas para pagar todos os meses, a questão do estágio me preocupava bastante, pois eu não poderia simplesmente parar de receber meu salário para estagiar de forma voluntária. Desta vez, optei pelo MPMA que, sem dúvidas, trará uma vasta experiência e conhecimento de mundo à minha carreira”, declara com entusiasmo o graduando.

Já a Rebeca Costa Andrade também estuda o 5º período e destaca a conciliação entre conhecimento e prática, uma vez que terá a oportunidade de colocar em ação o que aprendeu no dia a dia da sala de aula.  

“Para mim, significa oportunidade! Oportunidade de aprender na prática; entender melhor em que área eu realmente quero atuar futuramente. Acredito também que esse estágio me ajudará a fazer networking, isto é, ampliar a rede de contatos com os profissionais da área”, afirma a estudante

(Assessoria de Comunicação/Universidade Ceuma Imperatriz).

Leia também