Secretárias de Saúde do estado e do município prestam esclarecimentos sobre vacinação contra a Covid-19 em Imperatriz

A audiência pública promovida na Câmara de Vereadores visou esclarecer as divergências entre os dados municipais e estaduais

Foto: ASCOM ACII

A Câmara de Vereadores de Imperatriz convocou nesta terça-feira (20) para audiência pública a secretária de saúde do município, Mariana Jales, e a gestora da Secretaria Regional de Saúde, Kelly Rocha, para prestar esclarecimentos sobre a vacinação contra a Covid-19 em Imperatriz. Na ocasião, as responsáveis pela vacinação no município puderam apresentar dados e justificativas sobre as disparidades entre os dados estaduais e municipais.

Uma das justificativas para essa diferença, foi a instabilidade da plataforma de informação de vacinação do Ministério Saúde, a SIPNI. Segundo a Secretaria de Saúde de Imperatriz a plataforma é lenta e demora atualizar os dados cadastradas. “É muito importante destacar que o sistema do Ministério de Saúde que temos que atualizar, o SIPNI, é um sistema muito ruim, defeituoso e devagar. Mas, nós temos que lançar diariamente nesse sistema. Paralelo a isso, temos também a planilha que foi determinada pelo Governo do Estado desde o início da vacinação, o que dobra nosso serviço. Inclusive na planilha do Estado estamos bem avançados em relação ao sistema Federal. Mas, nunca vamos conseguir estar 100% na planilha, a não ser que a gente fique um período sem receber vacina, por que as planilhas são encaminhas para o Estado apenas quando aquele lote já está concluído”, explicou a secretária de saúde de Imperatriz, Mariana Jales.

Já a gestora regional de saúde, Kelly Rocha, destacou a atuação da Secretaria Regional de Saúde do Estado em alinhar o desenvolvimento dos municípios da região na vacinação e ainda alegou encontrar resistência da secretaria municipal de saúde. “Nosso trabalho é de colaboração para que toda essa regional tenha um bom desenvolvimento no ritmo de vacinação, Imperatriz é maior cidade dessa região e claro que isso demanda ainda mais trabalho. Nós tentamos ajudar a Prefeitura enviando dois digitadores para cadastrar (no SIPNI) e cedemos notebooks. Eles enviaram a princípio duas pessoas que não estão mais indo. Não sei o que ocorreu, mas nosso trabalho é sempre tentar ajudar nesse desenvolvimento”, falou a gestora.

Além do problema com o sistema de cadastros, as secretarias alegaram que o índice baixo de Imperatriz, comparado a outras cidades se deve a peculiaridade de cada município, mas que os ritmo de vacinação de Imperatriz é crescente e satisfatório.

ACII Presente – O presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Edmar Nabarro, esteve presente na audiência pública a convite do vereador Ricardo Seidel, para atuar como representante do setor produtivo que tem grande interesse no andamento da vacinação, para que os comerciantes possam trabalhar com mais segurança diante desse cenário de pandemia que tanto os afetou.

Por Lorena Lacerda

Leia também