Seis dicas para impulsionar suas vendas através do Instagram

A rede social é uma ferramenta estratégica para grandes e pequenos negócios que desejam fidelizar clientes


Seis dicas para impulsionar suas vendas através do Instagram

As redes sociais se tornaram uma das principais ferramentas de tendências comportamentais de consumo. Por isso, pensar estratégias de marketing digital para essas mídias pode contribuir na fidelização de negócios diante dos clientes. Atualmente o Instagram é a quarta rede mais acessada no Brasil, onde representa o segundo maior número de acessos mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Em março deste ano, o aplicativo anunciou a função ‘Checkout’, permitindo que os consumidores possam realizar compras diretamente na rede social. Além disso, o Instagram já contava com a função ‘Instagram Shopping’, mostrando o valor de produtos em perfis comerciais, redirecionando o usuário ao e-commerce da loja.

Para o Diretor de Assuntos da Tecnologia da ACII, Emmanuel Xavier, as redes sociais têm ocupado o cenário da publicidade e marketing de vendas. “Hoje não é mais necessário que o consumidor clique em anúncio na rede social para ser redirecionado a uma nova guia, cumprindo uma jornada para comprar o produto. O principal interesse do alinhamento entre lojas e as redes sociais é conseguir divulgar e vender um produto no mesmo ambiente”, reflete.

Ter o domínio das estratégias necessárias para alavancar o comércio de produtos é essencial para o engajamento das marcas. Então, listamos aqui seis dicas para impulsionar as vendas através do Instagram. Confira:

Conheça seu público

Antes de lançar uma marca no mercado você precisa conhecer o perfil do seu público-alvo. É comum que novos empreendedores se preocupem com a quantidade de seguidores, porém, é importante lembrar que muitos seguidores não garantem muitos consumidores. Logo, definir as personas a serem atingidas é fundamental para direcionar a comunicação da marca.

Utilize o perfil comercial

A conta comercial do Instagram ajuda a monitorar as estatísticas de seguidores, métricas e engajamentos nas publicações. Além disso, funções como o Checkout e o Instagram Shopping só podem ser habilitadas nessa versão. A migração para a conta de negócios é gratuita, basta vincular seu perfil à uma fanpage no Facebook. Através da conta comercial você consegue automatizar o impulsionamento das publicações para públicos estratégicos.

Crie conteúdo

Para atingir o público-alvo da marca, estabeleça objetivos para o seu conteúdo. Não é interessante lotar o feed com diversas publicações que não possuem relevância para um consumidor em potencial. Não utilize textos longos e faça uso de hashtags que conversam com os seus produtos para aumentar o alcance dos posts.

Conceito

O Instagram funciona como uma vitrine de produtos. Logo, fazer boas fotos, harmonizar as edições e a disposição do que pretende ser comercializado, contribui para criar uma identidade única ao perfil. Assim, a sua marca será associada sempre a determinado produto e vice-versa. O conceito ajuda a estabelecer confiança, visto que é fundamental que o cliente conheça as bandeiras que a marca levanta, para se fidelizar.

Interação

O Instagram Stories é um grande aliado na interação entre vendedor e cliente. Ao mostrar os bastidores da sua marca como, a produção de peças, os colaboradores que atuam na confecção dos produtos e o espaço físico onde as ideias e propostas são criadas, você humaniza a marca, gerando empatia nos consumidores. A transparência nos serviços é crucial para o marketing digital. Realizar enquetes e responder perguntas também são uma ótima opção para engajar os seguidores e mostrar que você tem interesse em saber a opinião do seu público.

Monitore os resultados

Gerencie a rede social com foco na gestão e popularização do seu conteúdo. Os resultados dos posts, stories e engajamentos através dos comentários são um termômetro para você identificar os erros e acertos da marca. Uma outra dica: sempre compare o engajamento das publicações, assim você estabelece um planejamento de quais conteúdo são mais relevantes para o seu público.