65,3% dos consumidores imperatrizenses devem gastar até R$ 100 no presente para o Dia dos Namorados

Segundo pesquisa realizada pela ACII, 46,9% dos imperatrizenses devem presentear na data comemorativa

O Dia dos Namorados, comemorado amanhã (12), aquece o comércio durante todo o mês de junho com novidades e promoções para atrair os consumidores às compras. Por isso, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), realizou um levantamento para medir a intenção de compra dos consumidores para uma das datas mais lucrativas para o mercado.

Segundo a pesquisa, 46,9% dos imperatrizenses devem presentear no dia dos namorados, enquanto 27,7% permanecem indecisos. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que a data comemorativa deve registar alta de 1,9% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo a confederação, o setor de vestuário e acessórios devem representar o maior índice de vendas no período, equivalendo cerca de R$ 600 milhões.

Os descontos e promoções nas vitrines, são os principais fatores que influenciam os consumidores locais na hora de comprar o presente ideal. 46,5% devem optar por empresas que ofereçam descontos nos produtos. 14% levam em conta o preço, porcentagem igual para a qualidade dos produtos, enquanto apenas 9,3% consideram o bom atendimento como um fator de influência.

A economia na hora de presentear é uma aliada para 65,3% dos consumidores que pretendem gastar até R$100 no presente. Além disso, 22,8% devem investir entre R$ 101 a R$ 150 e apenas 4% dos participantes optaram por presentes acima de R$300. Os resultados refletem, ainda, na pesquisa dos melhores preços, onde 61,9% dos entrevistados se enquadram. Neste cenário, 43,4% usam a internet e sites de compra para comparar as ofertas, 22,9% pesquisam em shoppings, 15,7% no comércio central e 8,4% em aplicativos de ofertas. O dinheiro em espécie foi a forma de pagamento escolhida pela maioria dos participantes (35,9%), enquanto o parcelamento foi a última opção (17,5%). O levantamento relava que o perfil do consumidor mais propenso a presentear na data é formado pelo público feminino (69,2%), seguido pelo masculino (30,8%).

Produtos mais procurados
O levantamento da ACII aponta quais os presentes mais atrativos segundo a escolha dos consumidores. Roupas (17,5%), Assessórios (17,5%), Jantar (10,3%), Presentes Personalizados (10,35), Livros (6,2%) e Calçados (5,2%) são os produtos mais procurados no dia dos namorados. Os participantes também responderam qual a forma que gostariam de serem presenteados. Presentes Personalizados (11,5%), Roupas (10,6%), Assessórios (10,6%), Jantar (9,6%) e Joias (8,7%) figuram os mais almejados.

Amor em Dobro
Criada em 2018 pela a ACII, a campanha Amor em Dobro, une duas datas importantes: Dia das Mães e o Dia dos Namorados, e tem por objetivo proporcionar um maior número de vendas ao comércio local.

Para participar é bem simples, basta efetuar uma compra a partir de R$ 50 reais, nas empresas credenciadas, e preencher o cupom para concorrer aos prêmios. Serão sorteados mais de R$ 50 mil em prêmios. A ação teve início no dia 16 de abril e segue até 28 de junho com o sorteio. Para o presidente da ACII, Guilherme Maia, a campanha Amor em Dobro contempla o compromisso da Associação com a cidade. “A missão da ACII é contribuir e estimular cada vez mais o crescimento econômico da cidade, desenvolvendo campanhas compromissadas com a valorização e a promoção do comércio local”, destaca ele.

O levantamento de intenção de compra para o dia dos namorados, contou com a participação de 130 consumidores no período de 28 de maio a 10 de junho de 2019. A margem de erro da amostra é de 7%. O índice de confiabilidade é de 90%, equivalente a probabilidade percentual dos resultados retratarem a realidade.